Leia o trecho do texto a seguir:
“A queda definitiva do Império Romano diante dos bárbaros, em 476, deu origem à ideia de reconstrução do mundo ocidental sob a tutela da Igreja. Nesses “tempos de
confusão”, como definiu Jacques Le Goff, em que todo o sistema político ocidental desmoronava, a fome se instalava e o terror crescia, a Igreja foi a única instituição que sobreviveu à devastação provocada pelas invasões germânicas”.
RIBEIRO, Daniel Valle. A cristandade do Ocidente medieval. São Paulo: Atual, 1998. p. 17.
1. Sobre a relação entre o fim do Império Romano e a Igreja Católica infere-se que: *
1 ponto
a) A Igreja Católica se fortaleceu no processo de crise do Império Romano acumulando patrimônio formado principalmente de doações em terras e dinheiro que recebia dos fiéis.
b) Grande parte dos bens que a Igreja Católica adquiriu na Idade Média refere-se às conquistas militares dos cristãos no confronto com os povos germânicos.
c) Os bens da Igreja Católica são na sua maioria resultado de doações de monarcas e imperadores como foi o caso de Constantino que pelo Édito de Milão concedeu o atual Vaticano ao Papa.
d) As invasões germânicas favoreceram a Igreja Católica, pois os povos germânicos ajudaram os cristãos no processo de formação do patrimônio eclesiástico.
Soluções para a tarefa
Resposta:
letra a
Explicação:
espero ter ajudado
Sobre a relação entre o fim do Império Romano e a Igreja Católica, a alternativa correta é a letra A) A Igreja Católica se fortaleceu no processo de crise do Império Romano acumulando patrimônio formado principalmente de doações em terras e dinheiro que recebia dos fiéis.
Foi no Império Romano que a Igreja Católica de fato se tornou uma instituição, pois era a religião oficial do Império. Foram os últimos imperadores romanos que fortaleceram a Igreja, pois antes ela era uma grande inimiga do Império, onde os cristãos sofriam e eram perseguidos.
Um dos diversos fatores para a crise do Império Romano foi justamente o catolicismo, pois a difusão da religião enfraqueceu o poder do imperador, visto que os adeptos católicos deixaram de os cultuar religiosamente.
Com isso, a Igreja Católica se fortaleceu e cresceu consideravelmente no Império Romano, por meio da grande propagação da religião e do dinheiro doado pelos fiéis, além da doação de propriedades de terras.
Veja mais sobre o cristianismo no Império Romano em:
https://brainly.com.br/tarefa/509719
História A - A
Ed física C - D
Geografia B - D
Biologia D - A
Ed financeira C - C