História, perguntado por ceciliadecristozbhhz, 10 meses atrás

Leia o trecho do poema “O fardo do Homem branco” e responda:

Tomai o fardo do Homem Branco -/ Envia teus melhores filhos / Vão, condenem seus filhos ao exílio / Para servirem aos seus cativos; / Para esperar, com arreios / Com agitadores e selváticos / Seus cativos, servos obstinados, / Metade demônio, metade criança.
Esse poema foi escrito em Londres, em 1898, por Rudyard Kipling. No contexto do Imperialismo no século
XIX, o texto retrata:
(A) a crítica ao modelo de superioridade branca vigente no imperialismo.
(B) a visão benevolente e caridosa que os países imperialistas tinham sobre os povos dominados.
(C) a defesa da missão civilizatória do homem branco como parte da política imperialista.
(D) o incentivo a adoção de um regime socialista nos países asiáticos.

Soluções para a tarefa

Respondido por biancacinese
15

Resposta:

alternativa (D): a defesa da missão civilizatória do homem branco como parte da política imperialista

Explicação:

No contexto do imperialismo, também conhecido como "colonialismo do século XIX", as potências imperialistas europeias, em busca de mercado consumidor, matérias primas, entre outras coisas, decidem colonizar regiões da África e da Ásia.

Surge, então, nessa época, um pensamento que vai "justificar" essa atitude: o racismo. Nessa visão, há a crença de que o "homem branco" (europeu), considerado superior, tinha uma "missão civilizatória", a missão de aproveitar os recursos naturais desses territórios, sob a falsa pretensão de estar prestando um favor aos povos de diferentes etnias que viviam nesses continentes, que eram considerados inferiores com relação aos europeus.

Isso pode ser observado no poema: observe a distinção entre "envia teus melhores filhos" para se referir aos europeus e "metade demônio, metade criança" para se referir aos nativos.

Respondido por westherley
2

Resposta:

04) "No tempo em que vivemos e na crise que atravessam todas as indústrias europeias, a fundação de uma colônia é a criação de uma válvula de escape". (Jules Ferry, colonialista francês).Esse trecho de um discurso da segunda metade do século XIX refere-se ao imperialismo europeu e sobre o qual é correto afirmar que:(01) Uma das preocupações fundamentais dos colonizadores era propiciar o desenvolvimento integrado dos países dominados.(02). A civilização deve ser imposta aos países e raças onde ela não pode nascer espontaneamente.(04) A corrida colonial visava a conquista de matérias-primas e de mercados consumidores para as metrópoles.(08) Entre as justificativas europeias para as conquistas coloniais, havia a de ordem cultural (era "dever" da Europa levar sua civilização para os povos que consideravam "atrasados").(16) A expansão europeia visando a conquista de novas colônias deu-se sobretudo na África e na Ásia. A soma dos itens corretos é : *

4 pontos

a) 06

b) 14

c) 30

d)24

e)31

Explicação:

Perguntas interessantes