Sociologia, perguntado por MarioLimaJunior, 8 meses atrás

leia o trecho do livro casa grande e senzala de Gilberto Freyre: l"Todo brasileiro, mesmo o alvo, de cabelo louro, traz na alma, quando não na alma e no corpo, a sombra, ou pelo menos a pinta, do indígena ou do negro". No litoral do Maranhão ao Rio Grande do Sul, e em Minas Gerais , principalmente do negro. A influencia, direta ou vaga remota do africano, Na ternura, na mimica excessiva, no catolicismo quese deliciam nossos sentidos, na musica, no andar , na fala, o canto de ninar menino pequeno, em tudo expressão sincera da vida, trazemos quase todos a marca da influencia negra. Da escrava ou da sinhama que nos embalou. Que nos deu de mamar. Que nos deu de comer, ela própria amolengando na mão o bolão de comida.Da negra velha que nos contou as primeiras historias de bichos e de mal- assombrado. Da mulata que nos tirou o primeiro bicho de pé de uma coceira tão boa. Da que nos iniciou no amor físico e nos transmitiu, ao ranger da cama de vento, a primeira sensação completa de homem. Do moleque foi nosso primeiro companheiro de brinquedo.

A competência comunicativa não se resume apenas na capacidade de falar, mas também no desenvolvimento do saber , mais também na comunicação eficaz, ou seja, aquela que esta presente a qualidade da argumentação de medo que o outro seja envolvido e convencido daquele saber.

Resposta corrigida DNM : Um povo e formado pela sua cultura e trocas de experiências que passadas de geração para geração ilustram ainda hoje no cotidiano de certos hábitos herdados de seus ancestrais.

Soluções para a tarefa

Respondido por anaadmjmf
127

Resposta:

Um povo é formado pela sua cultura e trocas de experiências que passadas de geração para geração, ilustram ainda hoje no cotidiano certos hábitos herdados de seus ancestrais

Explicação:

Corrigido pelo Desafio Nota Máxima

Respondido por Matheusieti
12

A alternativa que melhor se refere as ideias de Gilberto Freyre e a formação do povo brasileiro se apresenta em: Um povo e formado pela sua cultura e trocas de experiências que passadas de geração para geração ilustram ainda hoje no cotidiano de certos hábitos herdados de seus ancestrais.

Gilberto Freyre foi um sociólogo que buscou estudar questões importantes para a sociedade Brasileira como através de reflexões acerca das relações raciais no País.

Freyre desenvolveu uma das grandes obras para o campo da sociologia nacional o livro "Casa-Grande & Senzala" buscando resgatar a auto-estima do povo brasileiro, ao analisar a diversidade da formação social como motivo de orgulho e força, estando do lado de grandes escritores como Florestan Fernandes e Sérgio Buarque de Holanda por exemplo.

Mais sobre este tema:

https://brainly.com.br/tarefa/20057262

Anexos:
Perguntas interessantes