História, perguntado por adrielycnuness, 9 meses atrás

Leia o trecho do documento a seguir:

“Vou entregar tudo à mulher (tanto que nós lhe abrimos as portas), e na minha pérfida traição, estarei com boa-fé. Favores concedidos facilmente não ajudarão a nutrir muito tempo o amor: a seus doces contentamentos, é preciso acrescentar algumas recusas. Deixe seu amante na porta; que ele a chame cruel e que repita muitas vezes a prece e a ameaça. Não suportamos o que é insípido; uma bebida amarga desperta nosso apetite. Às vezes, um barco é virado e afundado por ventos favoráveis. Eis a razão que impede as mulheres legítimas de serem amadas; é que seus maridos as veem quando eles querem. Uma porta a mais e um porteiro para dizer ‘não entre’, e você também, deixado para fora, será pego pelo amor!”
OVÍDIO. A arte de amar. Tradução e notas de Dúnia Marinho da Silva. São Paulo: L&PM Pocket, 2001, p. 109 (livro III, XVIII - adaptado)

A discussão acerca da condição da mulher – de virgens à prostitutas – na Roma Antiga tem sido objeto de interesse nos meios acadêmicos. Comparada a outras sociedades na Antiguidade, as mulheres romanas eram mais livres e poderiam ser mais independentes; da mesma forma que o casamento não era garantia de fidelidade matrimonial.
Com base nessas informações, e com a interpretação da fonte histórica, escrita por Ovídio, considere as afirmativas a seguir:

I. Na Roma Antiga era comum os homens se relacionarem com prostitutas.
II. Ovídio deixa claro que a relação entre esposos era pautada no amor recíproco.
III. Como fica claro no excerto exposto na questão, as mulheres romanas não eram livres para viverem suas sexualidades.
IV. Na Antiguidade Romana os casamentos eram arranjados, e o maior propósito do matrimônio era gerar filhos legítimos, devido a isso, muitas vezes, o casamento não era pautado no afeto.

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.

Alternativa 2:
I e III, apenas.

Alternativa 3:
I e IV, apenas.

Alternativa 4:
I, III e IV, apenas.

Alternativa 5:
I, II, III e IV.

Soluções para a tarefa

Respondido por ritacassiavrigon
28

Resposta:

alternativa D : I,III e IV

Explicação:

Ovídio deixa claro que a relação entre esposos era pautada no amor reciproco . está errada

Respondido por erickm5
1

Através da interpretação da fonte, da autoria de Ovídio, pode-se afirmar que a resposta correta é a alternativa 4, pois apenas as afirmações I, III e IV estão corretas.

Contextualizando o texto de Ovídio

O registro de Ovídio deixa transparecer como a sexualidade pautava as relações afetivas no contexto da Roma Antiga.

O casamento tinha uma função social, e dentro destes limites — como a constituição de um núcleo familiar, com a criação e educação dos filhos, por exemplo — era levado a sério. Entretanto, esta instituição não era baseada na fidelidade matrimonial.

Saiba mais sobre Roma Antiga em https://brainly.com.br/tarefa/31338698

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes