Leia o trecho do conto Medalha de Lygia Fagundes Telles para responder às questões 1 e 2.
A Medalha
Ela entrou na ponta dos pés. Tirou os sapatos para subir a escada. O terceiro degrau rangia. Pulou-o apoiando-se no corrimão.
— Adriana!
A moça ficou quieta, ouvindo. Teve um risinho frouxo quando se inclinou para calçar os sapatos, Ih! que saco. Fez um afago no gato que lhe veio ao encontro, esfregando-se na parede. Tomou-o no colo.
— Romi, Romi... Então, meu amor?
— Adriana!
Precisava ser na véspera? — repetiu a mulher agarrando-se aos braços da cadeira.
— Precisava.
— (...) Já viu sua cara no espelho, já viu?
A moça encostou-se no batente da porta. Abriu a bolsa e tirou o cigarro. Acendeu-o. Quebrou o palito e ficou mascando a ponta.
— Acabou, mãe? Quero dormir.
A mulher aproximou mais a cadeira. Fechou no peito cavado a gola do casaco. Falou em voz baixa, com suavidade.
— Na véspera do casamento. Na vés-pe-ra. Você já viu sua cara no espelho? Já se olhou num espelho?
— E daí? O véu vai cobrir minha cara, o véu cobre tudo, ih! tem véu à beça. Vou dar uma beleza de noiva, mãe, você vai ver. Preferia me meter no meu colante preto mas seu genro é romântico, aquelas ondas...
— Cínica. Igualzinha ao pai. Ele ia achar graça se te visse assim, aquele cínico.
— Não fale do meu pai.
— Falo! (...) Na véspera do casamento…
— Na véspera ou no dia seguinte, que diferença faz?
A mulher sacudiu-se na cadeira.
— Às vezes nem acredito. Uma filha assim, eu não acredito.
TELLES, Fagundes Lygia. A estrutura da bolha de sabão e outras histórias. São Paulo: Cia. das Letras, 2010.
1. Considerando o fragmento acima, podemos afirmar que o narrador é *
1 ponto
a) observador - vê o que narra, mas sem ser o centro do enredo.
b) personagem - com o foco narrativo em 1ª pessoa do discurso.
c) onisciente - pois sabe de tudo o que se passa na história.
d) personagem - participa das ações que constituem o enredo da história narrada.
2. O que gera o conflito apresentado no fragmento nesse conto? *
1 ponto
a) A reprovação da mãe sobre a atitude da filha em chegar de madrugada em casa na véspera do casamento.
b) A mãe ter mencionado o pai e compará-lo com a filha, chamando-a de cínica.
c) A preocupação que a mãe tinha de a filha não ficar bonita no dia do casamento.
d) A filha casar de branco satisfazendo o noivo e contrariando seu desejo de casar de colante preto.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1-c) onisciente - pois sabe de tudo o que se passa na história
2-a) A reprovação da mãe sobre a atitude da filha em chegar de madrugada em casa na véspera do casamento.
Explicação:
1)A alternativa correta é a letra “C”. Considerando o fragmento acima, podemos afirmar que o narrador é em 3ª pessoa - onisciente - pois sabe de tudo o que se passa na história.
2)A alternativa correta é a letra “A”. O conflito se dá entre Adriana e sua mãe, que reprova a atitude da protagonista em chegar de madrugada da rua na “vés-pe-ra” do casamento.
1. Sabemos que um narrador onisciente é aquele que está por dentro de absolutamente tudo que acontece dentro de alguma história ou conto (alternativa C).
2. Podemos notar que quando a mãe flagra a sua filha voltando para casa de madrugada, uma discussão é iniciada, devido a sua preocupação (item A).
O narrador onisciente relata para o leitor todos os acontecimentos com detalhes, além dos pensamentos de todos os personagens e o modo pelo qual eles agem.
Podemos identificar o narrador onisciente de três maneiras:
- História narrada em terceira pessoa;
- A produção de comentários ou críticas sobre a história;
- Conhecimento ilimitado sobre os personagens.
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