História, perguntado por mariiamariins, 10 meses atrás

Leia o trecho do acordo assinado entre a Igreja romana e o Estado francês em 1801.

O governo da República reconhece que a religião católica, apostólica e romana é a religião da grande maioria dos cidadãos franceses. 1 – A religião católica […] será livremente exercida na França […] 3 – As nomeações dos bispos […] serão […] feitas pelo primeiro-cônsul, e a instituição canônica [a confirmação] será dada pela Santa Sé […] 7 – Os bispos nomearão os padres. A sua escolha só poderá recair sobre pessoas aceitas pelo governo […] 9 – O governo assegurará um vencimento [pagamento] conveniente aos bispos e aos padres […].


FREITAS, Gustavo. 900 textos e documentos de História. Lisboa: Plátano, 1983. p. 246.

a) De acordo com as informações do documento, a Igreja restabeleceu seu poder na França após a Revolução Francesa? Justifique.

b) Quais seriam os prováveis objetivos de Napoleão ao buscar a paz com a Igreja?

c) Como ficavam as demais religiões na França após o acordo citado?

Soluções para a tarefa

Respondido por gleiglei
5

Resposta:

a) Sim ela consegui se restabelecer na França, porque eles reconheceram que a religião católica, apostólica e romana eram umas das mais seguidas.

b) Porque ele queria o agrado do povo e para isso precisaria do apoio da igreja como era uma das coisas que os cidadãos mais acreditava.

c) Não sei responder ao certo, mas acho que elas ficaram um pouco disfocadas, já que elas não recebiam nenhum apoio do governo.

Perguntas interessantes