Português, perguntado por kar1909, 1 ano atrás

Leia o trecho de uma reportagem publicada na revista veja.
[...] Membro da Academia Brasileira de Letras, [Evanildo] Bechara completou 80 anos na semana passada e está colhendo os merecidos tributos.[...]
Homem de fala calma e ponderada, Bechara é ainda assim muito incisivo na crítica ao estado do ensino de português no Brasil. Por influência de certas teorias equivocadas da sociolingüística, a educação brasileira, afirma Bechara, estaria se deixando levar por uma exaltação impensada da língua espontânea ou ''popular''. ''Os sociolingüistas acreditam que ensinar a língua-padrão é uma forma de preconceito social. É um erro. O domínio do padrão é parte essencial da competência linguística do falante'', diz Bechara. Autores vinculados a essa vertente, é claro, têm suas restrições a Bechara - mas o respeitam. [...] o linguista Marcos Bagno, da Universidade de Brasília, autor de Preconceito Linguístico, considera que a filiação de Bechara à Academia por si só já demonstraria sua vinculação a ''um ideário conservador e elitista'' - mas Bagno também diz que Bechara é ''o mais importante gramático brasileiro vivo''. Na segunda parte, está certo.

a) A reportagem menciona dois especialistas. como cada um é retratado?
b) Qual dos especialistas a reportagem tende a valorizar? justifique.
c) releia este trecho.

Por influência de certas teorias equivocadas da sociolinguística, a educação brasileira, afirma Bechara, estaria se deixando levar por uma exaltação impensada da língua espontânea ou ''popular''.[...] Autores vinculados, é claro, têm suas restrições a Bechara - mas o respeitam.

com base na expressão em destaque ( é claro), qual é o ponto de vista do autor da reportagem sobre aqueles que pensam de modo distinto do de bechara ? explique.

d) compare o ultimo periodo do trecho a esta outra versao:

AUTORES VINCULADOS A ESSA VERTENTE RESPEITAM BECHARA- MAS TEM SUAS RESTRIÇOES A ELE.

Dos dois fatos apresentados (restriçoes e respeito), qual tem mais peso na versao original? e na reformulaçao?

Soluções para a tarefa

Respondido por jalves26
92

a) Os dois especialistas mencionados na reportagem são Evanildo Bechara e Marcos Bagno.

Bechara é retratado como um defensor do ensino da língua-padrão nas escolas ("Os sociolinguistas acreditam que ensinar a língua-padrão é uma forma de preconceito social. É um erro.")

Bagno é retratado como um defensor da língua espontânea ou popular (ele considera que a filiação de Bechara à Academia por si só já demonstraria sua vinculação a "um ideário conservador e elitista").


b) A reportagem valoriza Bechara, pois ele é o tema da matéria pelos seus 80 anos.

Além disso, há trechos que evidenciam a valorização desse especialista, como "está colhendo os merecidos tributos", "Autores vinculados, é claro, têm suas restrições a Bechara - mas o respeitam" e "mas Bagno também diz que Bechara é 'o mais importante gramático brasileiro vivo'. Na segunda parte, está certo." (nesse último trecho, a revista deixa claro que não concorda com a ideia de que Bechara esteja vinculado a um "um ideário conservador e elitista").


c) O autor da reportagem não concorda com os que pensam diferente de Bechara.


d) Na versão original, tem mais peso o respeito ("... mas o respeitam").

Já na reformulação, as restrições é que têm mais peso ("... mas tem suas restrições a ele").

Respondido por rafaelaorrico138
2

Resposta:

a) Os dois especialistas mencionados na reportagem são Evanildo Bechara e Marcos Bagno.

b) A reportagem valoriza Bechara, pois ele é o tema da matéria pelos seus 80 anos.

c) O autor da reportagem não concorda com os que pensam diferente de Bechara.

d) Na versão original, tem mais peso o respeito ("... mas o respeitam").

Perguntas interessantes