Administração, perguntado por GuiGamer7301, 1 ano atrás

Leia o trecho de uma reportagem a seguir: “O Sítio Arqueológico Cais do Valongo, localizado na zona portuária do Rio de Janeiro, ganhou neste domingo o título de Patrimônio Mundial da UNESCO. O lugar foi o principal porto de entrada de escravos africanos no Brasil e representa a exploração e o sofrimento das pessoas que foram trazidas à força ao país até meados do século XIX. O título joga luz sobre um passado de escravidão que deixou como herança uma profunda desigualdade social entre brancos e negros e um racismo estrutural nem sempre reconhecido”. BETIM, F. Cais do Valongo, patrimônio mundial no Rio para não esquecer o horror da escravidão. El País, São Paulo, 10 jul. 2017. Disponível em: . Acesso em: 22/03/2018. Com relação à presença do negro na história do Brasi, analise as afirmativas a seguir: I. A partir de 1888, com a Lei Áurea, foram criadas condições especiais para que os libertos pudessem ingressar no mercado de trabalho, especialmente no meio rural, com a distribuição de terra para ex-escravos. II. A abolição não conseguiu destruir totalmente a mentalidade escravista, que caracterizava a sociedade brasileira e que ainda pesa sobre o presente da nossa nação. Exemplos disso são a necessidade de políticas de inclusão e a falta de representatividade negra na mídia. III. O Brasil foi o último país independente a manter a escravidão após 1865. Mesmo depois da abolição, a maioria dos libertos continuou desempenhando papéis sociais subalternos devido a uma série de fatores, como a falta de recursos financeiros e o descaso do governo. IV. Na história do Brasil colonial, quase não existiram revoltas e conflitos entre os negros e as elites rurais. Foi, inclusive, essa convivência harmoniosa que permitiu a grande influência da cultura negra em nossa música, culinária e religião, facilitando a miscigenação do povo brasileiro. Está correto o que se afirma em:

Soluções para a tarefa

Respondido por alanecaroline
24

Alternativas corretas: II e III, apenas.

Respondido por EduardoPLopes
23

I é falsa, pois a Lei Áurea tão somente libertou os escravos, não se preocupando em garantir que, além de livres, fossem também incluídos na sociedade, razão pela qual acabaram marginalizados.

II é verdadeira, pois a discriminação contra as pessoas de afro-descendência destacada é uma constante no país, "herança" de uma tradição escravista.

III é verdadeira, algo que era um reflexo de uma economia extremamente dependente da exportação agrícola, que necessitava da mão-de-obra escrava para manter-se competitiva no cenário internacional.

IV é falsa, pois as revoltas eram frequentes, consequência do péssimo tratamento que recebiam.

Perguntas interessantes