Leia o trecho de um poema do cordelista Patativa do Assaré, em que o eu lírico comenta sua experiência com dois livros didáticos do professor Felisberto de Carvalho. Poetas niversitário, Poetas de Cademia, De rico vocabularo Cheio de mitologia; Se a gente canta o que pensa, Eu quero pedir licença, Pois mesmo sem português Neste livrinho apresento O prazê e o sofrimento De um poeta camponês. Eu nasci aqui no mato, Vivi sempre a trabaiá, Neste meu pobre recato, Eu não pude estuda. No verdô de minha idade, Só tive a felicidade De da um pequeno insaio ln dois livro do iscritô, O famoso professo Filisberto de Carvaio. No premêro livro havia Belas figuras na capa, E no começo se lia: A pá - O dedo do Papa, Papa, pia, dedo, dado, Pua, o pote de melado, Dá me o dado, a fera é má E tantas coisa bonita, Qui o meu coração parpita Quando eu pego a rescordá Foi os livro de valô Mais maió que vi no mundo, Apenas daquele autò Li o premêro e o segundo; Mas, porém, esta leitura, Me tirô da treva escura, Mostrando o caminho certo, Bastante me protegeu; Eu juro que Jesus deu Sarvação a Filisberto. Asnmiê. Patativa do. Aos poetas clássicos. Texto impresso em lolhetos de cordel, s d 1. Que importância os livros do professor Felisberto de Carvalho tiveram na vida do eu lírico?
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
46
Os livros do professor Felisberto de Carvalho foram de muita importância para eu lírico, pois para ele, os livros mostraram o caminho certo a ser seguido na composição de poemas.
O eu lírico conta que não teve acesso aos estudos formais, que vivia em uma cidade do interior, e seu único e maior contato com a poesia foram os livros do citado autor, que o mostraram como deveria ser feita a poesia, sendo seu guia.
Respondido por
3
Resposta:letra E
Explicação:COMFIA NO PAI QUE EU SOU PROF DE PORTUEGEUS
Perguntas interessantes