Leia o trecho de um manifesto, atentando-se para a estrutura do gênero. Em defesa do meio ambiente brasileiro e da produção de alimentos saudáveis: não ao substitutivo do código florestal! O Código Florestal (Lei nº. 4.771, de 15 de setembro de 1965) está baseado em uma série de princípios que respondem às principais preocupações no que tange ao uso sustentável do meio ambiente. Apesar disso, entidades populares, agrárias, sindicais e ambientalistas, admitem a concreta necessidade de aperfeiçoamento do Código criando regulamentações que possibilitem atender às especificidades da agricultura familiar e camponesa, reconhecidamente provedoras da maior parte dos alimentos produzidos no país. Considerando a estrutura do manifesto, pode-se concluir que o primeiro parágrafo tem a finalidade de (A) sugerir ações, levando em conta as preocupações com o uso sustentável do meio ambiente. (B) contextualizar o assunto do manifesto, exibindo um panorama sobre a lei do Código Florestal. (C) marcar quais entidades estão envolvidas na elaboração das reivindicações desse manifesto. (D) mostrar quais são os objetivos que as entidades envolvidas no manifesto esperam alcançar.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O exercício é interpretação de texto
Na leitura do manifesto, pode-se identificar que o objetivo do texto é (A) advertir as entidades populares sobre o Código Florestal.
(B) pedir por mudanças e melhorias para o meio ambiente.
(C) exigir melhorias no Código Florestal vigente desde 1965.
(D) mudar a forma de prover alimentos produzidos no país.
LETRA C !!!!!!!!!!
ESPERO TER AJUDADO
Resposta:
Minha prova foi corrigida e está correta!!!!
B) contextualizar o assunto do manifesto, exibindo um panorama sobre a lei do Código Florestal.
Explicação:
Na leitura do trecho do manifesto, pode-se concluir que a divisão dos parágrafos do texto fez com que o primeiro tratasse da contextualização do assunto, uma vez que é explicado no que está baseado o Código Florestal (gabarito B). A alternativa A está incorreta porque as proposições aparecem no decorrer do segundo parágrafo, em que se propõe a renovação do Código Florestal. A alternativa C está incorreta porque essa informação é mencionada no segundo parágrafo, no qual se apresenta que diversas entidades estão interessadas nesse processo. A alternativa D está incorreta porque essa informação está presente no segundo parágrafo, não no primeiro.