Leia o trecho de um discurso de Péricles, sobre a democracia ateniense e responda a questão: "Vivemos sob a forma de governo que não se baseia nas instituições de nossos vizinhos; ao contrário, servimos de modelo a alguns ao invés de imitar os outros. Seu nome, como tudo o que depende não de poucos, mas da maioria, é democracia. Quando se trata de resolver disputas privadas, todos são iguais perante a lei. Ninguém, na medida em que é passível de servir o Estado, é mantido à margem da política por conta da pobreza. " Citado em TUCIDIDES (c. 460-c. 400 a. C. ) História da Guerra do Peloponeso, Livro II, 37. Brasília; Editora Universidade de Brasília, 2001. P. 109. A) Explique a afirmativa de Péricles: Vivemos sob a forma de governo que não se baseia nas instituições de nossos vizinhos". B) Considerando o que você estudou, todos os moradores de Atenas "eram iguais perante a lei"? Explique sua resposta. C) Os pobres de Atenas participavam das decisões políticas? Explique.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A) A seguinte afirmativa diz que eles não seguem o mesmo sistema monárquico dos reinos vizinhos.
B) Não. Somente homens adultos considerados cidadãos eram iguais perante a lei(oque excluía a maioria da população).
C) Sim, independente da sua condição financeira desde que fosse considerado um cidadão podia-se participar de uma discussão.
Explicação:
Resposta:
a) Péricles pode estar se referindo à Esparta (e outras cidades gregas) que eram oligárquicas. Nelas, apenas a aristocracia – possuidora de terras e alta renda) podia participar das instituições políticas. Em Atenas, posses e renda não eram impeditivos à participação política.
b) Não. Apenas os homens atenienses livres, maiores de 18 anos tinham direitos políticos. As mulheres, estrangeiros e escravizados eram excluídos dessa possibilidade de participação.
c) Sim, se fossem nascidos em Atenas e não fossem escravizados. Na democracia ateniense, renda não era critério de exclusão.