Leia o trecho de texto a seguir. O surto de industrialização gerado no Segundo Reinado foi muito mais fruto da capacidade empreendedora de um homem, Irineu Evangelista de Souza (1813-1889), o barão de Mauá, que de uma política industrial. Inspirado no modelo inglês, e auxiliado pelos capitais britânicos, Mauá procurou edificar inúmeras empresas que atuavam nos mais diversos campos, da iluminação pública aos transportes, passando por uma rede bancária que chegava ao Uruguai e à Argentina. O orçamento de suas empresas chegou a ser maior que o do Estado brasileiro, mas, como iniciativa isolada, não vingou, em um país agrário, escravocrata e extremamente estatizado. (BRAGA, Marco. Breve história da ciência moderna, v. 4: a belle-époque da ciência. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008. p. 166.) Conforme a leitura do texto e seus estudos, assinale a alternativa correta.
(1 Ponto)
A) O surto industrial foi fruto da iniciativa privada, responsável por proporcionar maior infraestrutura urbana, porém voltada para o desenvolvimento agrário.
B) O surto industrial foi responsável por extinguir a monocultura brasileira do café, tendo em vista que o comércio urbano se fortaleceu nesse período.
C) O Barão de Mauá foi responsável por elevar o orçamento brasileiro, com base em suas políticas públicas industriais.
D) O desenvolvimento agrícola contribuiu para a industrialização, uma vez que os produtos necessitavam de embalagens para serem exportados.
E) O surto industrial que ocorreu no Segundo Reinado não teve apoio da iniciativa privada.
Soluções para a tarefa
Respondido por
26
Resposta:
e
Explicação:
Ele trabalhava com a iniciativa privada
Respondido por
5
Resposta: letra E
Explicação:
Perguntas interessantes