Leia o trecho de Quincas Borba, de Machado de Assis:
E enquanto uma chora, outra ri; é a lei do mundo, meu rico senhor; é a perfeição universal. Tudo chorando seria monótono, tudo rindo cansativo; mas uma boa distribuição de lágrimas e polcas1, soluços e sarabandas2, acaba por trazer à alma do mundo a variedade necessária, e faz-se o equilíbrio da vida.
(Quincas Borba, 1992.)
1 polca: tipo de dança.
2 sarabanda: tipo de dança.
De acordo com o narrador, deve-se considerar que:
Escolha uma:
a. os momentos felizes são mais raros que os tristes.
b. cada instante vivido deve ser festejado.
c. a existência é marcada por antagonismos.
d. a sabedoria está em perseguir a felicidade.
e. os erros do passado não afetam o presente.
Soluções para a tarefa
De acordo com o narrador do texto apresentado no enunciado, a existência é marcada por antagonismos, e por este motivo a alternativa correta é a letra C.
O autor do texto apresentado no enunciado da questão, que se trata de Machado de Assis, é o antagonismo da vida que faz com que a mesma tenha graça e seja perfeita. Para ele, a lei universal é que, enquanto um indivíduo sorri, o outro chora, e é isso que faz com que cada momento seja único e marcante.
Sobre essa perspectiva, ele disserta que se todos chorassem seria "monótono", e que se todos sorrissem seria "cansativo". Por isso, é necessário que se tenha uma boa dose de cada um dos dois.
Em nenhum momento o autor disserta sobre raridade, festividade, sabedoria ou erros, e por isso todas as outras alternativas estão incorretas.
Veja questão relacionada em:
https://brainly.com.br/tarefa/30854823