Leia o trecho da reportagem a seguir, que descreve a economia da Índia, um país com grande diversidade cultural, social e econômica.
O forte crescimento econômico que colocou a Índia na lista de emergentes aumentou a desigualdade social do país e pode comprometer seriamente sua inclusão no clube das potências mundiais até 2020. Analistas e lideranças políticas ouvidas pela BBC Brasil afirmam que o fato de a Índia ter milhões de pessoas abaixo da linha da pobreza impõe um limite ao crescimento do PIB nacional, comprometendo a continuidade do desenvolvimento e aumentando o risco de instabilidade social e violência.
A partir da leitura da reportagem é possível identificar que:
a) o crescimento econômico na Índia pode ser comprometido devido à elevada desigualdade social de sua população.
b) os contrastes sociais da Índia são reflexos da grande diversidade cultural de sua população.
c) embora o país tenha apresentado um elevado crescimento econômico nas últimas décadas, isso não contribuiu para alavancar seus indicadores sociais.
d) os problemas relacionados à criminalidade impedirão a desclassificação da Índia em uma grande potência econômica a partir do ano de 2020.
e) a desigualdade econômica existente na Índia tem reduzido o seu crescimento econômico
Soluções para a tarefa
Resposta:
a
Explicação:
Por que o país cresceu ai veio a desigualdade
Resposta:
Alternativa C
Explicação:
A Índia é um país de grandes contrastes. Tendo, atualmente, a segunda maior população do mundo, cerca de 40% do total vive em situação de extrema pobreza. Embora o PIB indiano venha apresentando crescimento muito satisfatório nos últimos anos, o mesmo não acontece com o desenvolvimento social. Os investimentos que refletem no crescimento econômico são realizados em grande parte nas cidades indianas, enquanto o campo, região que concentra cerca de 60% da população, fica distante dos bons reflexos da economia. Para chegar ao resultado correto da questão, é importante que os alunos estabeleçam relações entre crescimento econômico e aumento da desigualdade no país.