Biologia, perguntado por gabipartata6150, 1 ano atrás

Leia o trecho da reportagem a seguir e responda às questões. A origem da vida na Terra é uma questão ainda em aberto. A formação da crosta terrestre, se ­ gundo estudos geológicos recentes, ocorreu há cerca de 4,4 bilhões de anos [...]. No entanto, sabemos que, há cerca de 3,5 bilhões de anos, já havia na Terra primitiva atividade de organismos celulares (cianobactérias) como atestam estruturas sedimentares de origem orgâ­ nica (os chamados estromatólitos) encontradas por exemplo, na Austrália. [...] A transição entre etapas puramente químicas e o surgimento de uma estrutura molecular complexa com capacidade de replicação - e, posteriormente, a seres unicelulares - foi um processo complexo cujas etapas são ainda desconhecidas. Uma primeira resposta sugere que aminoácidos poderiam ter sido criados a partir de moléculas presentes na atmosfera terrestre expostas à radiação ultravioleta e a descargas elétricas, como sugeriu um experimento clássico na década de 1950. Mais recentemente, tem-se especulado que as fontes geotermais submarinas poderiam ter sido a origem desses processos químicos. Outra possibilidade, no entanto, é a origem extraterrestre desses componentes. (...) Essa teoria - inicialmente abandonada - foi retomada por dois astrofísicos, o britânico Fred Hoyle (1915-2001) e o cingalês Nalin Wickramasinghe, na década de 1970, que passaram a defender que compostos orgânicos necessários para o aparecimento da vida foram trazidos para a Terra por cometas que colidiram com nosso planeta. Em 2004, a sonda espacial Stardust coletou material da cauda do cometa P/Wild, e sua análise mostrou a presença de glicina (aminoácido presente em proteínas), bem como compostos à base de dois elementos essenciais à vida como a conhecemos, nitrogênio e carbono. O meteorito Murchison, que caiu na Austrália em 28 de setembro de 1969, apresentou, em sua análise química, um conteúdo orgânico ainda mais surpreendente: cerca de 70 tipos de moléculas, (...) essenciais para a constituição de duas moléculas do material genético, o RNA e o DNA. (...) Podemos então, imaginar que as moléculas orgânicas (...) estivessem presentes na composição química dos cometas e asteroides que colidiram com a Terra. Com condições físicas adequadas, essas moléculas poderiam ter dado origem a compostos mais complexos que estão na base da formação das duas moléculas da vida, o RNA e o DNA. (...) (PACHECO. José Antônio de Freitas. Quando a vida surgiu no Universo? Ciência Hoje. Rio de Janeiro: Instituto Ciência Hoje. n. 318. set. 2014. p. 35-7).a) O texto cita duas possibilidades sobre o início da vida na Terra. Descreva-as com suas palavras.b) Quais cientistas realizaram o experimento citado no texto e qual era seu objetivo?c) Segundo o que você estudou neste capítulo, qual seria o nome da teoria citada pelo autor no quinto parágrafo do texto, e quais evidências a corroboram?

Soluções para a tarefa

Respondido por kacauchan
417
Olá!!

Vamos as respostas:

A) A primeira é a mais conhecida, onde seres primitivos, como os aminoácidos, começaram a surgir graças as atividades terrestres da época e aos elementos químicos que existiam. A segunda é referente a que processos que ocorreram dentro do oceano primitivo teria sido responsável pela criação. Ou que também poderiam ter sido trazidas de fora da Terra.

B) Foi pelos astrofísicos Fred Hoyle e Nalin Wickramasinghe e objetivo era mostrar que determinada substância e elementos vieram parar na Terra do espaço e que não é natural do nosso planeta.

C) Bom, não dá para saber de qual livro se está falando. Mas se for referente ao texto seria a teoria da Origem da Vida, causada pela explosão do Big Bang e de como era a Terra Primitiva. O que sustenta a teoria é que foi provado que o universo está em constante expansão.


Espero ter ajudado! Bons Estudos!
Perguntas interessantes