Filosofia, perguntado por leilanidemorais, 10 meses atrás

Leia o trecho da obra A Política de Aristóteles:


“O homem é por sua natureza [...] um animal feito para a sociedade civil. Assim, mesmo que não tivéssemos necessidade uns dos outros, não deixaríamos de viver juntos. [...] Mas não é apenas para viver juntos, mas sim para bem viver juntos que se fez o Estado [...] e não há nenhuma dúvida de que a verdadeira Cidade (a que não o é somente de nome) deve estimar acima de tudo a virtude”.


Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Aristóteles. A Política. Martins Fontes. São Paulo: 1998, p 53-54.


Aristóteles considera que o homem é animal político, social por excelência. Com base no extrato de texto anterior e na sua leitura do livro-base Filosofia Política, é correto afirmar que, no pensamento do autor:

I. O Estado surgiu em meio aos conflitos entre as classes sociais visando garantir a ordem social da classe dominante.

II. A cidade é o espaço da felicidade, a educação é o instrumento de se chegar a justiça distributiva, aquela que se baseia no desenvolvimento da virtude de cada cidadão.


III. A forma de governo não é o critério para Aristóteles e sim o critério axiológico (de valor) que devem ter como parâmetro o bem comum.

IV. Um governo constitucional (politeia) só é possível se este conseguir conciliar os antagonismos que podem degenerar numa oligarquia ou numa democracia.

V. A vida na cidade, o bem comum, a coisa pública, torna-se efetiva quando os cidadãos da pólis grega superarem as diferenças de classe e vivendo um socialismo natural.


Estão corretas as afirmativas:

A
I e V

B
II, III e IV

C
II, III e V

D
I e IV

E
II e V

Soluções para a tarefa

Respondido por gabrielafaria10
2

Resposta: E

Explicação:

Respondido por 0807demidevonne
3

Resposta:

B

Explicação:

A filosofia política de Aristóteles é centrada na discussão do homem como animal político e postula que é possível, por meio da educação, uma cidade justa, isto é, promover a felicidade de todos os indivíduos, na qual cada um desempenha sua virtude, independentemente de sua condição de cidadão ou não cidadão. E por isso, para Aristóteles, formas degeneradas de governo (tirania, oligarquia e democracia) são aquelas que deixam de visar a felicidade e o bem comum, inviabilizando o projeto de, com relação a cidade, realizar o sentido da existência humana. (Páginas 65-67)

Perguntas interessantes