Leia o trecho da obra A Política de Aristóteles:
“O homem é por sua natureza [...] um animal feito para a sociedade civil. Assim, mesmo que não tivéssemos necessidade uns dos outros, não deixaríamos de viver juntos. [...] Mas não é apenas para viver juntos, mas sim para bem viver juntos que se fez o Estado [...] e não há nenhuma dúvida de que a verdadeira Cidade (a que não o é somente de nome) deve estimar acima de tudo a virtude”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Aristóteles. A Política. Martins Fontes. São Paulo: 1998, p 53-54.
Aristóteles considera que o homem é animal político, social por excelência. Com base no extrato de texto anterior e na sua leitura do livro-base Filosofia Política, é correto afirmar que, no pensamento do autor:
I. O Estado surgiu em meio aos conflitos entre as classes sociais visando garantir a ordem social da classe dominante.
II. A cidade é o espaço da felicidade, a educação é o instrumento de se chegar a justiça distributiva, aquela que se baseia no desenvolvimento da virtude de cada cidadão.
III. A forma de governo não é o critério para Aristóteles e sim o critério axiológico (de valor) que devem ter como parâmetro o bem comum.
IV. Um governo constitucional (politeia) só é possível se este conseguir conciliar os antagonismos que podem degenerar numa oligarquia ou numa democracia.
V. A vida na cidade, o bem comum, a coisa pública, torna-se efetiva quando os cidadãos da pólis grega superarem as diferenças de classe e vivendo um socialismo natural.
Estão corretas as afirmativas:
A
I e V
B
II, III e IV
C
II, III e V
D
I e IV
E
II e V
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta: E
Explicação:
Respondido por
3
Resposta:
B
Explicação:
A filosofia política de Aristóteles é centrada na discussão do homem como animal político e postula que é possível, por meio da educação, uma cidade justa, isto é, promover a felicidade de todos os indivíduos, na qual cada um desempenha sua virtude, independentemente de sua condição de cidadão ou não cidadão. E por isso, para Aristóteles, formas degeneradas de governo (tirania, oligarquia e democracia) são aquelas que deixam de visar a felicidade e o bem comum, inviabilizando o projeto de, com relação a cidade, realizar o sentido da existência humana. (Páginas 65-67)
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