História, perguntado por eroswillianms9985, 1 ano atrás

Leia o trecho da notícia abaixo. Pesquisa indica que Terra é 70 milhões de anos mais jovem A Terra é 70 milhões de anos mais jovem do que se calculava, afirma um novo estudo geológico. Isso quer dizer, dizem os cientistas na revista Nature Geosciences, que demorou mais tempo do que se imaginava para o planeta se formar após o nascimento do sistema solar, há 4 457 bilhões de anos. Para confirmar a idade da Terra, a equipe de pesquisadores da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, compararam elementos químicos no manto terrestre com meteoritos da mesma idade do sistema solar. No passado, os cientistas haviam calculado que o desenvolvimento do nosso planeta, um processo conhecido como acreção – no qual gás, poeira e outros materiais se combinam para formar um planeta – ocorreu há mais de 30 milhões de anos. A nova investigação mostra que o processo pode ter levado até 100 milhões de anos, três vezes mais tempo que se pensava anteriormente. Disponível em: . Ac

Soluções para a tarefa

Respondido por kacauchan
33

Segue o restante da questão:

A idade da Terra é conhecida a partir da análise da meia-vida de isótopos de chumbo contidos em uma amostra de meteorito. Tal cálculo foi realizado na década de 1950 pelo geoquímico americano Clair Patterson. Assim, é correto afirmar que o tempo de meia-vida:

A)Possibilita determinar o local de origem de qualquer amostra.

B)É acelerado na medida que a amostra é exposta a ácidos concentrados.

C)Possibilita a contagem de isótopos em uma aparelho conhecido como espectrômetro radioativo.

D)Não valida a idade de uma amostra, pois esse método não é aceito na comunidade científica desde a década de 1960.

E)Consiste na quantidade de tempo necessária, para que metade dos elementos radioativos já tenham decaídos a elementos radiogênicos.

------------------------------------------------------------------------------------------------------

A reposta correta é a de letra C)Possibilita a contagem de isótopos em uma aparelho conhecido como 'espectrômetro radioativo'.

O Espectrômetro é uma ferramenta do tipo ótica muito usada pelos cientistas com o foco em analisar quais são as características das luz o que vai ajudar a ter uma noção da idade de determinada coisa.

Inclusive é um meio mais utilizada para datar o período que algo ou alguém existiu, graças a presença do chumbo. Por exemplo é por meio desse método que quando os historiadores encontram um corpo conservado, como os da múmias, ele conseguem saber de que época elas eram.

Espero ter ajudado! Bons Estudos!

Respondido por Sergiane09
11

Resposta:

LETRA C

Explicação:

Perguntas interessantes