Leia o trecho da notícia a seguir.
Os muçulmanos, em geral, são impulsionados a imigrar, principalmente por fatores econômicos e políticos. Eles buscam cidades sem conflitos étnicos ou políticos, e sonham com a possibilidade de conseguir um emprego, o que de fato, na maioria das vezes, acontece. Segundo Samira, boa parte dos imigrantes ocupa o subemprego, que é rejeitado pela população local. “Ao mesmo tempo em que a Europa repudia a imigração, são os imigrantes que ocupam as atividades econômicas que os nacionais não querem”, diz ela.
Porém, de acordo com Samira, a adaptação dos muçulmanos estrangeiros em território europeu é bastante difícil, principalmente por causa das diferenças culturais, já que a xenofobia é constante na Europa. “Quando há crise econômica, os estrangeiros são culpados por elas. O imigrante geralmente é apontado como causa do problema, ou porque aumenta a população ou porque faz uso de recursos públicos, como saúde e educação, ou porque tira o emprego dos europeus”, diz ela.
Já o pesquisador do Instituto Konrad Adenauer em estudos europeus pela Fundação Getúlio Vargas, Bruno Theodoro Luciano, acredita que a xenofobia tem crescido na Europa justamente por causa da crise, principalmente por causa da disputa de empregos. Ele diz que a Europa vem passando por um problema demográfico significativo, com o envelhecimento da população e baixas taxas de natalidade.
Europeus repudiam imigrantes muçulmanos, mas precisam deles para manter crescimento. R7. Internacional. 2014. Disponível em:
.Acesso em: 1° jun. 2017. Adaptado.
Com base no artigo e em seus conhecimentos, assinale a alternativa correta sobre a questão do emprego no mundo atual.
A - Em razão do crescimento dos índices de desemprego no mundo, houve um aumento do número de pessoas em subempregos, que pagam salários acima da média pelo fato de as empresas não pagarem impostos nesses casos – denominam-se empregos informais.
B - Apesar de haver uma crise global, o desemprego é um problema que atinge apenas países subdesenvolvidos, justamente onde ocorrem, atualmente, grandes conflitos religiosos e políticos.
C - Para as empresas, que tem como objetivo obter lucros cada vez maiores, oferecer cargos de menor remuneração e sem o pagamento de direitos trabalhistas é vantajoso, pois significa reduzir os custos de produção.
D- De acordo com o trecho, as imigrações de muçulmanos representam um fato que se encaixa no caso clássico de desemprego estrutural, uma vez que as nações europeias sofrem com a baixa taxa de natalidade no continente.
Soluções para a tarefa
Resposta:
letra C
Explicação:
Resposta:
A alternativa correta é a letra C.
Explicação:
Para as empresas, é vantajoso o fato de não pagarem impostos e direitos aos trabalhadores, assim como salários menores. Por isso, muitas se aproveitam dos tempos de crise para oferecer cargos com remuneração baixa, obtendo, assim, lucros maiores com a produção. A alternativa A está incorreta, pois a principal característica dos subempregos é o fato de serem informais e, apesar de não pagarem impostos, oferecem os menores salários do mercado, bem abaixo da média. A alternativa B está incorreta, pois a crise, justamente por ser global, não distingue a riqueza dos países, atingindo também as nações desenvolvidas, incluindo os países da Europa. A alternativa D está incorreta, pois as migrações de muçulmanos para a Europa se encaixariam em um caso de desemprego conjuntural.