Leia o trecho da biografia de Monteiro Lobato:
Monteiro Lobato 1882-1948 foi um escritor e editor brasileiro. O Sítio do Pica-pau Amarelo" é sua obra de maior destaque na literatura infantil. Criou a "Editora Monteiro Lobato" e mais tarde a "Companhia Editora Nacional". Foi um dos primeiros autores de literatura infantil de nosso país e de toda América Latina. Metade de suas obras é formada de literatura infantil.
Alternativas:
a
Monteiro Lobato mantém a produção literária, valorizando os textos tradicionais, sem a presença do lúdico, por acreditar que isso afetaria a formação das crianças.
b
Monteiro Lobato divide-se entre a produção literária tradicional e a moderna, apresentando humor, nacionalismo e orientações comportamentais para os infantes.
c
Monteiro Lobato inova a produção literária, trazendo ao público textos nos quais predominava o intelectualismo, o moralismo e a religiosidade.
d
Monteiro Lobato inova a produção literária, critica os textos tradicionais, traz o lúdico, o humor e faz questionamentos sobre a literatura.
e
Monteiro Lobato mantém a produção literária, apresentando nas histórias vultos da pátria e bandeirantes, infantilização da criança e ambiente rural como local de lazer.
2
Leia o excerto a seguir:
Desde as origens, a literatura aparece ligada à função de atuar sobre as mentes, nas quais se decidem as vontades ou as ações; e sobre os espíritos, nos quais se expandem as emoções, paixões, desejos e sentimentos de toda ordem.
Sobre a origem dos contos de fada, analise as afirmativas:
Os contos de fadas conhecidos e apreciados pelas crianças de todo o mundo têm início com os franceses Irmãos Grimm, no final do século XVII.
No século Século XVIII, foram publicados inúmeros contos por Charles Perrault na Alemanha, no período do Romantismo.
Na Dinamarca, Hans Christian Andersen recolheu e publicou contos de fadas com base em histórias populares e também algumas de sua autoria.
Tanto Perrault como os Irmãos Grimm transcreveram e modificaram contos. Suas modificações tornaram os textos mais adequados para a leitura das crianças, do ponto de vista do adulto. Para isso, eles também acrescentaram as moralidades.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas:
a
V – V – F – F
b
V – F – F – V
c
F – F – V – F
d
V – V – V – V
e
F – F – V – V
3
Leia o fragmento:
A Literatura, como toda arte, é uma transfiguração do real, é a realidade recriada através do espírito do artista e retransmitida através da língua para as fôrmas que são os gêneros e com os quais ela toma corpo e nova realidade.
Considerando as funções da literatura, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a
A literatura apresenta seu potencial em resgatar o ser humano de uma existência superficial.
b
A única função da literatura é favorecer a aprendizagem das escolas literárias e das bibliografias.
c
A principal função da literatura é ensinar o que a criança não sabe sobre comportamento social.
d
A literatura é a ferramenta para promover que as crianças criem amor pelo país e pela escola.
e
A literatura só terá potencial se houver a presença ininterrupta do professor durante as leituras.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra: d
Explicação:
Monteiro Lobato inova a produção literária, critica os textos tradicionais, traz o lúdico, o humor e faz questionamentos sobre a literatura.
1 – d. Monteiro Lobato inova a produção literária, critica os textos tradicionais, traz o lúdico, o humor e faz questionamentos sobre a literatura.
Monteiro Lobato é o responsável por inovar a produção literária, criticar os textos tradicionais, possibilitar o lúdico e realizar questionamentos relacionados.
2 – b. V – F – F – V.
Os contos de fadas tiveram início com os franceses Irmãos Grimm responsáveis por transcrever e por modificar contos populares.
3 – d. A literatura é a ferramenta para promover que as crianças criem amor pelo país e pela escola.
A literatura tem como uma de suas funções a promoção de que as crianças desenvolvam amor por seu país e por sua escola.
Bons estudos!