Direito, perguntado por thiiagoofec, 11 meses atrás

Leia o trecho abaixo:
Um dos reflexos da falta de água disponível para agricultura no estado do Ceará vem sendo a migração das empresas para outras regiões e a perda de empregos no Estado. “Em Aracati deixamos de plantar mil hectares. Mil pessoas deixaram de trabalhar”, diz Alberto Bessa Júnior, presidente do Conselho de Agronegócio (Conag) da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec). Ele contabiliza 20 mil demissões na agricultura irrigada e queda de 50% nas plantações.

(Disponível em: . Acesso em: 27 jun. 2017. Adaptado.)

Sobre o texto acima, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. O projeto de transposição do rio São Francisco é visto apenas como uma alternativa para a recuperação socioeconômica no Ceará, não estando o agronegócio entre os objetivos.
b. O texto apresenta a importância do desenvolvimento agrícola para o estado citado, mas não apresenta nenhum impacto a este setor.
c. O projeto de transposição do rio São Francisco é visto como uma alternativa para a recuperação do agronegócio no Ceará.
d. O texto aborda questões socioeconômicas e socioambientais do estado do Ceará.
e. O ponto positivo da migração das empresas agrícolas é a diminuição dos impactos ambientais do agronegócio na região Nordeste.

Soluções para a tarefa

Respondido por nessasch
2
Acerca do texto que fala dos reflexos da falta de água disponível para agricultura no estado do Ceará, a resposta correta é encontrada na alternativa:

d. O texto aborda questões socioeconômicas e socioambientais do estado do Ceará. 

Segundo o texto, o estado do Ceará possui como problema socioeconômico a migração de empresas para outras regiões. Com isso, houve perdas de emprego, já que os moradores destas regiões não puderam acompanhar as empresas. Apenas em Aracati, foram mil desempregados em decorrência destas migrações. 

E este problema socioeconômico deriva justamente de um problema socioambiental, que é a falta de água. As empresas somente se deslocaram porque a falta de água inviabilizou a agricultura irrigada, e este fator reduziu 50% das plantações e gerou 20 mil demissões.

Como se observa, os problemas socioambientais e socioeconômicos do Estado do  Ceará estão interligados.

Perguntas interessantes