Biologia, perguntado por dayajr, 1 ano atrás

Leia o trecho abaixo:
“Um assunto que tem gerado muita preocupação entre pesquisadores e agricultores: está ficando difícil controlar as pragas, doenças e plantas invasoras. O uso excessivo e errado de agrotóxicos e plantas transgênicas faz surgir organismos cada vez mais resistentes. (...) A resistência acontece da seguinte maneira: vamos supor que em uma lavoura de soja, exista uma infestação de percevejos. O agricultor vai entrar com uma pulverização de inseticida. A maioria dos percevejos vai morrer. Mas existem entre eles, alguns que são diferentes. Eles têm, lá no seu DNA, o gene da resistência. Esses, vão sobreviver. Depois de várias e várias pulverizações e com a reprodução desses insetos, aqueles percevejos que eram diferentes, passam a ser maioria e aí o produto não vai mais funcionar. Isso acontece com insetos, fungos, bactérias e plantas invasoras em diversas culturas.”
(Uso excessivo de agrotóxicos torna as pragas das lavouras mais resistentes – Disponível em: . Acesso em: 18 jun. 2016)
Sobre o uso de tecnologias na agricultura, podemos afirmar:
Escolha uma:
a. Os agrotóxicos causam resistência em poucos casos, sendo que sua função é somente de matar insetos que prejudicam a plantação, não influenciando na vida de insetos benéficos, chamados de inimigos naturais.
b. Quando um agrotóxico é bastante eficiente, não existem casos de resistência de insetos, pois a variabilidade genética dos insetos é muito baixa, sendo que são, assim, um grupo pouco adaptado e evoluído.
c. O uso de tecnologias na agricultura precisa ser planejado e adotado de forma racional para que sejam minimizados os efeitos negativos que podem surgir, como a resistência de insetos a agrotóxicos pela falta de informação sobre o uso correto, que inclui a dose e o período corretos.
d. Os agrotóxicos possuem função defensiva na agricultura, sendo utilizado para prevenir dano à plantação; dessa forma, os possíveis prejuízos ou danos que podem ser causados são mínimos.
e. A resistência de insetos a agrotóxicos é rara que aconteça, pois é preciso que os insetos e a cultura sejam bastante evoluídos, possuindo uma grande variabilidade genética para que ocorra a seleção de insetos resistentes.

Soluções para a tarefa

Respondido por n0xpls
21
C - O uso de tecnologias na agricultura precisa ser planejado e adotado de forma racional para que sejam minimizados os efeitos negativos que podem surgir, como a resistência de insetos a agrotóxicos pela falta de informação sobre o uso correto, que inclui a dose e o período corretos.

danielcmporto07: esta correta
Respondido por andialex
1

Sobre o uso de tecnologias na agricultura, podemos afirmar que a alternativa correta é a letra C. Pois necessita-se de um conhecimento de como usar tecnologias na agricultura, caso contrário ao invés de trazer benefícios, trará malefícios ao setor, como por exemplo o uso incorreto e negligenciado de inseticidas que causa resistência.

A resistência a Inseticidas

A resistência a inseticidas é uma capacidade herdada de uma população que pode sobreviver a uma concentração letal de um inseticida que geralmente mataria uma população selvagem.

Isso se deve a alelos que conferem fatores de resistência apropriados, que posteriormente aumentam em frequência em resposta à pressão de seleção de inseticidas.

Contudo, a resistência a inseticidas não deve ser confundida com tolerância a inseticidas. Ao contrário da resistência aos inseticidas, esta última é a capacidade natural de resistir à ação dos inseticidas e não é o resultado de alterações genéticas causadas pela pressão de seleção de inseticidas.

Saiba mais sobre o uso de agrotóxicos em: https://brainly.com.br/tarefa/2227609

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes