Leia o trecho abaixo sobre "O mal- estar na pós-modernidade", de Zy gmunt Bauman:
[...] os ganhos e as perdas mudaram de lugar: os homens e as mulheres pós-modernos trocaram um quinhão de suas possibilidades de segurança por um quinhão de felicidade. Os mal-estares da modernidade provinham de uma espécie de segurança que tolerava uma liberdade pequena demais na busca da felicidade individual. Os mal-estares da pós-modernidade provém de uma espécie de liberdade de procura do prazer que tolera uma segurança individual pequena demais .
Fonte: BAUMAN, Z. O Mal-estar na pós-modernidade. Rio de Janeiro: Zahar, 1998, p.10.
Nesse trecho do livro, Bauman reflete, a partir das diferenças entre modernidade e pós-modernidade, sobre liberdade, segurança individual e felicidade, características que modificam a vida individual e coletiva.
Elabore um texto de cinco a dez linhas que informe elementos que definem o que é pós-modernidade e alguns desafios enfrentados neste momento.
Soluções para a tarefa
Diversos pensadores já procuraram estabelecer alguns dos princípios da pós-modernidade. Há sempre alguma divergência entre a maior parte deles. Em geral, todavia, costuma-se associar a pós-modernidade aos seguintes pontos, derivados, principalmente da filosofia de Friedrich Nietzsche:
1. Quebra com os valores tradicionais cristãos;
2. Ruptura com a ideia de natureza e elementos essenciais imutáveis;
3. Negação da ideia de verdade;
4. Intensificação das ideias de liberdade em todos os âmbitos;
Neste cenário, a maior parte dos problemas enfrentados são decorrentes da falta de responsabilidade resultante de uma perspectiva filosófica que ignora a necessidade de se respeitar os limites instituídos pelo Estado e pela tradição. Assim, o aumento da violência, dos descuidos no trânsito e da fragmentação social, estão ligados a esta perspectiva filosófica.