Leia o trecho abaixo, retirado de um texto de Arnaldo Antunes intitulado A origem da poesia.
No seu estado de língua, no dicionário, as palavras intermedeiam nossa relação com as coisas, impedindo nosso contato direto com elas. A linguagem poética inverte essa relação, pois, vindo a se tornar, ela em si, coisa, oferece uma via de acesso sensível mais direto entre nós e o mundo [...]
Já perdemos a inocência de uma linguagem plena assim. As palavras se desapegaram das coisas, assim como os olhos se desapegaram dos ouvidos, ou como a criação se desapegou da vida. Mas temos esses pequenos oásis – os poemas – contaminando o deserto de referencialidade.
Na última frase do trecho – Mas temos esses pequenos oásis − os poemas − contaminando o deserto da referencialidade – o emprego das palavras “oásis” e “deserto” configura uma superposição de figuras de linguagem, recurso frequente em textos artísticos.
As figuras de linguagem superpostas na frase são:
Escolha uma:
a. ironia e metonímia.
b. metáfora e antítese.
c. personificação e hipérbole.
d. elipse e comparação.
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