História, perguntado por marcosramalho1997, 7 meses atrás

Leia o trecho abaixo, retirado de um panfleto revolucionário afixado em vários lugares públicos da cidade de
Salvador, Bahia, na manhã de 12/08/1798:“Aviso ao povo Bahiense. O vós Homens cidadãos; ó vós Povos curvados, e abandonados pelo Rei, pelos seus despotismos [tirania/injustiça],pelos seus Ministros. [...] esse mesmo rei tirano é quem se firma no trono para vos veixar [maltratar, humilhar], paravos roubar e para vos maltratar. Homens, o tempo é chegado para a vossa ressurreição, sim, para que vocês ressuscitemdo abismo da escravidão e para que levantem a sagrada bandeira da Liberdade. [...] a liberdade é a doçura da vida, odescanso do homem com igual paralelo de uns para outros, finalmente a liberdade é o repouso e a bem aventurança domundo” (in PRIORE, M. et al. Documentos de História do Brasil – de Cabral aos anos 90, Scipione, 1999, p. 38 – textoadaptado).
O trecho acima foi escrito durante uma das mais importantes revoltas do final do período colonial. De acordo com otrecho e com o que foi estudado neste banco de atividades, esta revolta é a:
a) Revolução Pernambucana de 1817, na qual as camadas mais pobres da população pediram auxílio ao rei de Portugal,considerado legítimo e justo, para combater os grandes fazendeiros locais.
b) Conjuração Baiana, na qual as camadas mais pobres da população, e um setor da elite, tentaram realizar aindependência da capitania da Bahia, transformando-a em uma república baseada nas ideias iluministas de igualdade e
liberdade.
c) Inconfidência Mineira, na qual as camadas mais ricas e poderosas de Minas Gerais planejaram uma revolta contra
Portugal, conseguindo, após várias batalhas, proclamar a independência da capitania.
d) Revolução Liberal do Porto, na qual o povo português exigiu o retorno do rei D. João VI para Portugal, obrigando-oa jurar lealdade a uma Constituição liberal.


bigbigbou: amigo quero essa resposta

Soluções para a tarefa

Respondido por rafaelasabina12320
0

Resposta:

A resposta correta é a letra B

Explicação

Conjuração baiana na qual as camadas mais pobres da população e um setor de elite tentaram realizar a independência da capitania da Bahia transformando-a em uma república baseada nas ideias iluministas de igualdade e liberdade.

Perguntas interessantes