História, perguntado por fatimasantos122, 1 ano atrás

Leia o trecho abaixo:

“Os animais da Itália possuem cada um sua toca, seu abrigo, seu refúgio. No entanto, os homens que combatem e morrem pela Itália estão à mercê do lar, sem casa, erram com suas mulheres e crianças. Os generais mentem aos soldados quando, na hora do combate, os exortam a defender contra o inimigo suas tumbas e seus lugares de culto, pois nenhum desses romanos nem altar de família, nem sepultura de ancestral. É para o luxo e enriquecimento de outrem que combatem e morrem tais pretensos senhores do mundo, que não possuem sequer um torrão de terra.”

PLUTARCO, Tibério Graco, IX, 4. In: PINSK, Jaime (org.). 100 textos de História Antiga. 9ª ed. São Paulo: Contexto, 2006. p. 20.



O trecho acima é parte de um discurso de Tibério Graco, um dos mais célebres tribunos da plebe na Roma Antiga.

A partir desse trecho e dos conhecimentos sobre a Roma antiga descreva o que desejava o tribuno e qual momento representa na história romana antiga.

Escreva um texto com suas próprias palavras.

Soluções para a tarefa

Respondido por ferretti
6

Olá!


Os irmãos Graco, Tibério e Caio, foram responsáveis por formular uma série de reformas de caráter social, visando a integração das classes mais pobres na política e no espaço econômico da Roma Antiga.


Foram eles que elaboraram o planejamento para a Reforma Agrária de Roma, tendo sido por este motivo, dentre outros, assassinados. Dado que eram medidas que contrariavam o interesse das grandes famílias ricas e da aristocracia política, sua eliminação serviu para a manutenção do status quo na sociedade romana.

Respondido por anonimo669
5

Resposta:

letra c

Explicação: As três afirmativas estão corretas: Tibério e Caio Graco foram tribunos da plebe e se notabilizaram defendendo esse grupo social. No discurso em destaque, Tibério defende o direito dos plebeus terem casa em um império tão vasto, conquistado também com a ajuda deles.

Perguntas interessantes