Leia o trecho abaixo:
Muitos já conceberam repúblicas e monarquias jamais vistas, e de cuja existência real nunca se soube. De fato, o modo como vivemos é tão diferente daquele como deveríamos viver, que quem despreza o que se faz e se atém ao que deveria ser feito aprenderá a maneira de se arruinar, e não a de se defender.
Redija um texto e identifique tanto a posição teórica contra a qual Maquiavel se indispõe no trecho acima quanto a crítica encaminhada pelo autor.
Soluções para a tarefa
Assim escreveu Maquiavel: "Muita gente imaginou repúblicas e principados que nunca se viram nem jamais foram reconhecidos como verdadeiros.
Vai tanta diferença entre o como se vive e o modo por que se deveria viver, que quem se preocupar com o que se deveria fazer em vez do que se faz aprende antes a ruína própria, do que o modo de se preservar; e um homem que quiser fazer profissão de bondade é natural que se arruíne entre tantos que são maus.
Assim é necessário a um príncipe, para se manter, que aprenda a poder ser mau e que se valha ou deixe de valer-se disso segundo a necessidade."
Maquiavel colocou o modo como se vive a política e o como deveria se viver nas utopias éticas. Ora, a ambição desenfreada que leva ao descaramento generalizado da corrupção não foi criação de Maquiavel, nem sequer deve ser atribuída somente ao governante, mas apenas a constatação da realidade que, entre jogos de interesses, deve se preservar o governante das mazelas alheias e se necessário, agir de maneira, cuja moralidade pessoal é extrapolada pela necessidade coletiva.
O governante, cuja responsabilidade é a de gerir interesses coletivos, não pode se submeter às demandas da moral privada, tornando-se necessário inclusive a sua violação, se a defesa das instituições que representa ou a garantia da própria sobrevivência da nação estiver em questão.
Maquiavel propôs então, uma reavaliação das relações desenvolvidas entre ética e política, desenvolvendo uma moral própria da ação política, cujo critério do bem comum, visa como resultado a sobrevivência da coletividade e não apenas de indivíduos isolados e portanto, não se submetendo a uma hierarquia de valores.
Bons estudos!