Leia o trecho abaixo escrito por Plínio Salgado, líder do movimento integralista. "Batemo-nos pelo Estado Integralista. Queremos a reabilitação do princípio de autoridade, que esta se respeite e faça respeitar-se. Defendemos a família, a instituição fundamental cujos direitos mais sagrados são proscritos pela burguesia e pelo comunismo." (Discurso de Plínio Salgado). Assinale as características do integralismo: a) Movimento político que defendia a implantação do fascismo e admirava as soluções liberais para resolver os problemas do Brasil. b) Uma tentativa de implementar as ideias nacional-socialistas alemãs em todo País. c) Doutrina política anticomunista e antiliberal inspirada nas ideias fascistas europeias. d) Ideologia contrária ao fascismo, liberal-burguesa e que se aproximava das ideias da esquerda moderada.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa correta: c) Doutrina política anticomunista e antiliberal inspirada nas ideias fascistas europeias.
Explicação:
O Integralismo era uma doutrina política essencialmente antiliberal e principalmente, anticomunista, em que se defendia a resolução dos problemas sociais através da extinção de partidos políticos e a instalação de um governo autoritário.
O integralismo era uma ideologia política que buscava implantar ideais fascistas no Brasil. Está correta a alternativa C.
A Ação Integralista Brasileira (AIB) (1932) foi fundada e comandada por Plínio Salgado e simpatizava com os movimentos fascistas na Europa. O integralismo, porém, tinha raízes brasileiras, e tinha como objetivo integrar diversas ideologias nacionais (por isso, integralismo).
A AIB foi favorável ao golpe do Estado Novo em 1937, mas, ironicamente, foi posta na ilegalidade logo em seguida, assim como todos os outros partidos políticos que existiam no Brasil.
Saiba mais sobre o Estado Novo: https://brainly.com.br/tarefa/23144740