Leia o trecho abaixo do Manifesto do Partido Comunista, escrito em 1848, por Karl Marx e Fredrich Engels para responder às questões:
“Onde quer que tenha assumido o poder, a burguesia pôs fim a todas as relações feudais, patriarcais e idílicas. Destruiu impiedosamente os vários laços feudais que ligavam o homem e seus “superiores naturais”, deixando como única forma de relação de homem a homem o laço do frio interesse, o insensível “pagamento à vista”. Afogou os êxtases sagrados do fervor religioso, do entusiasmo cavalheiresco, do sentimentalismo pequeno-burguês nas águas gélidas do cálculo egoísta. Fez da dignidade pessoal um simples valor de troca e em nome das numerosas liberdades conquistadas estabeleceu a implacável liberdade de comércio. Em suma, substitui a exploração, encoberta pelas ilusões religiosas e políticas, pela exploração aberta, única, direta e brutal.”
a) Conforme o trecho, em nome de quais valores a burguesia empreendeu uma verdadeira transformação nos quadros sociais e políticos da Europa?
b) Explique a proposta de Marx e Engels para que fosse possível interromper a “exploração aberta, única, direta e brutal” da burguesia sobre o proletariado.
krakudos123oszqje:
para de cola ai safado
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
1) A burguesia empreendeu uma verdadeira transformação nos quadros sociais e políticos da Europa através de valores ligados ao capitalismo, como o próprio texto menciona como “pagamento à vista", foco no lucro.
2) A proposta de Marx e Engels para que fosse possível interromper a “exploração aberta, única, direta e brutal” da burguesia sobre o proletariado era através do comunismo, onde os bens de produção eram coletivos e comuns, fato que implicaria no fim da exploração das classes menos favorecidas uma vez que todos seriam iguais, economicamente falando.
Bons estudos!
Perguntas interessantes