Leia o trecho abaixo do artigo da professora Benevides:
Historicamente, os direitos econômicos e sociais foram (e, de certa forma, continuam sendo) aqueles que dificilmente vieram a ser reconhecidos – isto é, não apenas proclamados, mas também acompanhados das devidas e eficazes garantias. São aqueles direitos das classes ou grupos despossuídos, sem poder econômico, sem autonomia cultural, sem poder político., ,
BENEVIDES, Maria Victoria. A questão social no Brasil – os direitos econômicos e sociais como direitos fundamentais.
Com base nas informações do texto, é CORRETO afirmar que:
a) Os direitos econômicos e sociais não podem ser compreendidos como uma expressão dos direitos humanos, já que dizem respeito especificamente à realidade de povos oprimidos, além de se associarem também aos interesses da elite dominante.
b) Ao longo do processo histórico no Brasil, sempre ocorreram muitos entraves para a implantação efetiva dos direitos sociais e econômicos, por razões muitas vezes política em se manter a exploração de grupos marginalizados.
c) O sentido de que existem grupos sociais que não possuem poder político deve ser compreendido como meramente uma falta de representatividade política nas instâncias oficiais de poder, já que economicamente estes mesmos grupos possuem o respaldo do capital.
d) O fato de grupos marginalizados não possuírem autonomia cultural dá a eles a isenção de quaisquer direitos sociais que promovam a manutenção de suas práticas culturais.
e) Classes e grupos sociais dominantes trabalham em prol daqueles que são socialmente excluídos da sociedade com garantias eficazes provenientes dos direitos sociais e econômicos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
Resposta:
Ao longo do processo histórico no Brasil, sempre ocorreram muitos entraves para a implantação efetiva dos direitos sociais e econômicos, por razões muitas vezes política em se manter a exploração de grupos marginalizados.:
Respondido por
0
Resposta:
B.
Ao longo do processo histórico no Brasil, sempre ocorreram muitos entraves para a implantação efetiva dos direitos sociais e econômicos, por razões muitas vezes política em se manter a exploração de grupos marginalizados.
Explicação:
Os entraves de implantação de tais direitos podem ser compreendidos como sendo as muitas dificuldades de reconhecimento dos mesmos como algo de legítimo combate aos problemas da questão social.
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
História,
7 meses atrás
Psicologia,
7 meses atrás
Inglês,
11 meses atrás
Geografia,
11 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás