. Leia o trecho a seguir: Uma obra arquitetônica não é somente um documento, mas é, sobretudo, um ato que, em sua forma, exprime totalmente um mundo espiritual e que, essencialmente por isso, assume importância e significado. Ela representa para a nossa cultura o grau mais alto, justamente por seu valor artístico e, exatamente desta fundamental consideração, surge o novo princípio informativo da restauração: assegurar ao valor artístico a prevalência absoluta, em relação aos outros aspectos e características da obra, os quais devem ser considerados somente na dependência e em função daquele único valor. (CUNHA, 2012). O entendimento de que o valor artístico da obra prevalece sobre os demais aspectos e características, foi defendido pelo teórico: a) Camillo Boito. b) Renato Bonelli. c) John Ruskin. d) Quatremére de Quincy. e) Alois Riegl.
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Renato Bonelli
Renato Bonelli adotaria uma postura um pouco mais
radical do que Pane. Ele defenderia, por exemplo, que, em favor da
manutenção do valor artístico da obra, poderia se proceder com a
remoção de partes consideradas históricas, mas que “prejudicavam”
sua imagem.
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