Leia o trecho a seguir. Um ente pode ser atualmente ou apenas uma possibilidade. Uma árvore pode ser uma árvore atual ou uma árvore em potência, em possibilidade, por exemplo, uma semente. A semente é uma árvore, mas em potência, como a criança é um homem, ou o pequeno, o grande. [...] a semente tem potência para ser carvalho, mas não para ser cavalo. MARÍAS, Julián. História da filosofia. São Paulo: Marins Fontes, 2004. p. 75. Diante dele, podemos concluir que: a) o ato é anterior à potência. b) a potência é anterior ao ato. c) o sentido de cada coisa ou ser está definido por um ato inerente. d) cada mudança de algo ou de um ser é potência. e) a cada mudança de momento de uma coisa ou um ser caberia tanto a potência quanto o ato.
Soluções para a tarefa
Resposta:
letra "b" : A potência é anterior ao ato
Explicação:
Para Aristóteles, para qualquer coisa acontecer ou se movimentar, existia uma ordem: Ato e potência.
Para o cara, o ato é o que as coisas são, e a potência é a possibilidade de que algo possa ser alguma coisa.
Falando assim é meio confuso, mas com um exemplo fica melhor.
Quando ele fala no texto sobre a semente e a árvore, a semente seria a "potência", pois existe a possibilidade de ela virar uma árvore no futuro.
Porém ela só virará quando alcançar o ato, ou seja, quando ela virar, de fato, uma árvore.
A mesma coisa se aplica em nossas vidas. Pois muita gente tem a potência de fazer muita coisa, porém poucos acabam chegando no ato
Portanto, a potência vem antes do ato, pois se algo não tiver uma potência, ele nunca chegará a um ato (de uma determinada característica).
Valeu :)