Leia o trecho a seguir. Tinha 7 anos quando comecei a trabalhar na fábrica: o trabalho era a fiação da lã; as horas de trabalho decorriam entre as 5 da manhã e as 8 da noite, com um intervalo de 30 minutos ao meio-dia para repousar e comer (...). Nesta fábrica havia cerca de 50 crianças mais ou menos da minha idade (...). Havia sempre uma meia dúzia de crianças doentes devido ao excesso de trabalho (...) Era à força do chicote que as crianças se mantinham no trabalho. Esta era a principal ocupação de um contramestre – fustigar as crianças para as fazer trabalhar excessivamente. Nas minas da divisão Oeste de Yorkshire parece que se empregam quase só mulheres para manobrar as portas de ventilação (...). Estas raparigas têm todas idades desde os 7 aos 21 anos”. O século XIX foi de avanços e recuos na organização do mundo capitalista. Questões como aumento da concentração urbana, reivindicações operárias e a ameaça de conflitos internos foram constantes. Surgiram doutrinas e movimentos sociais que contestavam a ordem liberal burguesa, tais como: Socialismo Utópico, Socialismo Científico, Socialismo Cristão, Anarquismo e Sindicalismo. Escolha e explique DUAS destas doutrinas e/ou movimentos.
me ajudemmmmm pfvrrrrrrrrrrrr
Soluções para a tarefa
Resposta:
Vamos de socialismo pois sou comunistinha
O socialismo utópico é uma corrente de pensamento que acreditava que as mudanças na sociedade ocorreriam por meio da harmonia entre as pessoas e entre as classes sociais (burguesia e proletariado) e que portanto, havendo harmonia, não seria necessária que a luta de classes ocorresse. Os principais autores são Saint-simon, Robert Owen e Charles Fourier.
O socialismo científico é o mais conhecido (tão mais conhecido que as pessoas muitas vezes não sabem que existe o utópico) esse é o socialismo proposto por Karl Marx e Friederich Engels em 1800 e alguma coisa, segundo marx/engels a sociedade de fato poderia mudar mas seria necessária uma luta de classes (burguesia vs proletariado) esse é o principal ponto que os difere (óbvio que tem mais pontos mas seria aprofundar muito e imagino que pro dever de escola o prof não vai cobrar mais do que isso)
Resumindo: O que os difere é que o utópico seria uma visão mais ingênua, que os privilegiados iriam simplesmente ficar bonzinho e ajudar o proletariado (o nome utópico pode até ser entendido como uma forma de debochar, uma utopia seria um modelo de sociedade perfeita, só que esse modelo nunca será alcançado, é um ideal abstrato, não temos como alcançá-lo) sem que ocorresse uma luta de classes. Já o científico pregava/prega que tem que ocorrer a luta de classes, caso contrário nada mudará.
No "Manifesto do Partido Comunista" Marx começa nas primeiras páginas já dizendo que desde que o mundo é mundo a nossa sociedade tá nesse embate, só mudando o nome de Burguesia para Patrícios ou Senhores feudais ou Reis absolutistas ou Senhores de engenho e atualmente Patrões. Enquanto que o Proletariado mudou para Plebeus, Servos, Escravizados e por fim Trabalhadores. Ele reflete que esse papel, esse embate entre as classes sempre esteve lá, é como se fosse trocar 6 por meia dúzia.
Espero ter ajudado.
Explicação: