História, perguntado por thaisaguirre988, 3 meses atrás

Leia o trecho a seguir sobre o Museu das Missões, projetado por Lúcio Costa, no local onde foram encontradas as ruínas da igreja colonial de São Miguel Arcanjo:
“O Museu das Missões foi fundado em 1940 depois de um cuidadoso trabalho de consolidação das ruínas da Igreja São Miguel Arcanjo, uma das primeiras restaurações de grande porte feitas pelo então recém-criado Serviço do Patrimônio Histórico Nacional (SPHAN). Junto a isso, o prédio do museu teve de ser desenhado e construído especialmente para abrigar o acervo que ia sendo recolhido pelo primeiro zelador do museu, João Hugo Machado, em espaços domésticos ou em capelas comunitárias da região. O projeto arquitetônico de Lucio Costa revelou sua atenção à lógica espacial do sítio arqueológico: tratava-se de implantar um museu sem agredir o desenho da antiga redução” (BOTELHO; VIVIAN; BRUXEL, 2015)
Figura 1 Museu das Missões, projetado por Lúcio Costa. Ao fundo, ruínas da Igreja de São Miguel Arcanjo.

missões
Fonte: Disponível em: http://www.archdaily.com.br/br/01-16239/classicos-da-arquitetura-museu-das-missoes-lucio-costa/16239_17281 Acesso em 20 jun 2017.

Com base na leitura do texto e na análise da imagem, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. Lúcio Costa desconhecia o valor da arquitetura colonial brasileira, e por isso, optou pela construção do museu das missões em local separado das ruínas da igreja.
b. A criação de um museu em um sítio histórico ia contra as políticas de preservação patrimonial brasileiras.
c. As ruínas da igreja são um exemplo da arquitetura eclética, o que motivou sua preservação pelo SPHAN.
d. O museu foi construído imitando o estilo arquitetônico da igreja, de modo a não interferir no entorno do objeto histórico.
e. Lúcio Costa promoveu o diálogo entre o novo – museu - e o antigo – ruínas da igreja-, respeitando o monumento pela simplicidade formal e delicadeza construtiva de seu projeto.

Soluções para a tarefa

Respondido por luziensesc
2

Resposta: e. Lúcio Costa promoveu o diálogo entre o novo – museu - e o antigo – ruínas da igreja-, respeitando o monumento pela simplicidade formal e delicadeza construtiva de seu projeto.

Explicação:


thaisaguirre988: muito obrigada
Perguntas interessantes