Leia o trecho a seguir. “Seja onde for, e seja qual for, a grande exploração de tipo comercial (como é o caso de todos os principais setores da agropecuária brasileira) tende, quando a conjuntura lhe é favorável, a se expandir e absorver o máximo de terras aproveitáveis, eliminado lavradores independentes, proprietários ou não, bem como suas culturas de subsistência.” Fonte: PRADO JUNIOR, C. A questão agrária no Brasil. 4. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987. p. 31. Diante da opinião de Prado Júnior sobre a questão agrária no Brasil é possível refletir sobre alguns problemas que caracterizam o desenvolvimento do processo de posse e utilização da terra e a forma como isso impacta a realidade dos pequenos produtores. Tendo em vista essa citação e o texto base da disciplina, marque a alternativa que melhor expressa os principais problemas da questão agrária no Brasil. a. O processo de posse e utilização das terras produtivas no Brasil se deu de forma desigual desde o início da colonização. A lógica dessa ocupação sempre foi pautada pela busca da produção em larga escala, privilegiando os grandes produtores e tornando inviável a existência de pequenos produtores e a produção de subsistência. b. O processo de posse, utilização e divisão das terras produtivas no Brasil foi, desde o início, pautado pela estrita divisão igualitária. E prova disso é a divisão feita por Portugal em forma de Capitanias Hereditárias, demonstrando a preocupação em se estabelecer a divisão de forma justa. c. O processo de utilização das terras produtivas no Brasil sempre foi uma preocupação dos governos em seus diversos âmbitos e prova disso é a existência de uma divisão social da terra e a busca de se privilegiar os pequenos produtores e a produção de subsistência. d. No Brasil, a exemplo dos países mais desenvolvidos do mundo, a questão agrária sempre foi tratada como questão social, sendo por isso ponto de extrema importância nas políticas públicas. Tais políticas visavam principalmente proteger os pequenos produtores da concorrência desigual com os grandes produtores latifundiários. e. A produção agrícola no Brasil, bem como a questão agrária como um todo, sempre sofreu o entrave da existência de pequenas áreas de produção de subsistência e pequenas produções locais. Isso inviabilizou a existência de grandes áreas produtivas e uma divisão igualitária da terra.
Soluções para a tarefa
Respondido por
55
Olá!
A alternativa A está correta.
Bem, a divisão no setor agrário Brasileiro sempre foi na contramão da igualdade, ou seja, as grandes empresas atualmente lidam com os espaços de forma incorreta, a exemplo da construção de usinas em espaços que anteriormente eram vilarejos e patrimônios culturais que remetem ao período anterior a colonização.
Além disso, voltando ao passado, os espaços eram tomados pelos senhores de engenho que possuíam um próprio código de divisão, porém, ainda sim desigual no que tange as parcelas financeiramente mais pobres, perpetuando até os dias de hoje essa ação, pauta que é constantemente debatida pelo MST.
Até mais!
Perguntas interessantes