Leia o trecho a seguir:
Segundo a descrição de Meggs (2009, p. 318) sobre a poesia futurista: “O número de junho de 1913 publicou artigo de Marinetti que conclamava uma revolução tipográfica contra a tradição clássica. A harmonia era rejeitada como qualidade do design porque era indiferente aos ‘saltos e explosões’ de estilo que perpassavam a página. Numa página, três ou quatro cores de tinta e vinte tipos diferentes (itálicos para impressões rápidas, negritos para ruídos e sons violentos) podiam redobrar a força expressiva das palavras. [...] Barulho e velocidade, duas condições dominantes da vida do século XX, eram expressos na poesia futurista. Marinetti escreveu que um homem que testemunhou uma explosão não se detém para conectar gramaticalmente suas orações, mas lança a seus ouvintes gritos e palavras estridentes. Ele conclamava os poetas a se libertarem da servidão à gramática e abrir novos mundos de expressão”.
MEGGS, P. B. História do design gráfico . São Paulo: Blücher, 2009, p. 318.
Considerando a leitura do trecho e os estudos no texto-base, analise atentamente as poesias ilustradas a seguir:
I. [ChS1]
Figura 5 – Bifszf (1915), de Ardengo Soffici.
MEGGS, P. B. História do design gráfico . São Paulo: Blücher, 2009, p. 320.
II.
Figura 6 – Il Pleut (1918), de Guillaume Apollinaire.
MEGGS, P. B. História do design gráfico . São Paulo: Blücher, 2009, p. 323.
III.
Figura 7 – Le Coeur à barbe (1922), autor anônimo.
MEGGS, P. B. História do design gráfico . São Paulo: Blücher, 2009, p. 327.
IV.
Figura 8 – Poeme (1917), de Hugo Ball.
MEGGS, P. B. História do design gráfico . São Paulo: Blücher, 2009, p. 327.
Agora, assinale a alternativa que apresenta somente os poemas que pertencem ao movimento futurista.
I e II.
II e IV.
I, II e III.
I e III.
III e IV.
Soluções para a tarefa
Resposta:
I e II
Explicação:
Os dois primeiros poemas utilizam as letras para contestar o servilismo à gramática e promover o movimento e o dinamismo típicos das máquinas e das grandes cidades.
Sobre a poesia futurista e a revolução tipográfica contra a tradição clássica, Marinett descreveu como as pessoas a viam e sentiam em relação ao sentimento, por isso, julgava importante a libertação do clássico gramatical nas poesias, sendo esse movimento conhecido como futurista. Portanto, em relação às imagens estão correta a letra D - II e II.
Gramática clássica das poesias segundo Marinett
Observando as imagens e o contexto escrito no texto, Marinett fez um tipo de revolução tipográfica contra a poesia escrita clássica. E observando as imagens, é possível perceber que somente os poemas I e II fazem parte do movimento futurista.
Entenda mais sobre o movimento futurista em: https://brainly.com.br/tarefa/20558331
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