Leia o trecho a seguir: "Se as células do seu nariz possuem a mesma informação genética das dos seus dedos, por que você não sente o cheiro das páginas de um livro no simples ato de folheá-las? Foi com questionamentos similares, sobre como células com o mesmo material genético assumem formas e executam funções tão diferentes, que a bioquímica irano-americana Mina J. Bissell, do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, nos Estados Unidos, resolveu ‘pensar fora da célula’ há mais de três décadas. Em vez de estudar os genes para desvendar os mistérios do câncer, concentrou-se na matriz extracelular, formada por elementos fluidos e fibrosos que fornecem as condições para o crescimento e a diferenciação das células. Após uma série de descobertas que validaram e ampliaram a empreitada, Bissell e sua equipe obtiveram imagens inéditas que confirmam a existência de filamentos de proteína que conectam diretamente o núcleo da célula e o ambiente extracelular [. ]". Fonte: FREIRE, D. Os jardins suspensos da célula. Revista Pesquisa FAPESP. N. 254, abr. 2017. Disponível em: . Acesso em: 17 mar. 2019. As biomembranas desempenham um papel básico no metabolismo celular, pois além de protegê-las, sua porosidade permite a troca seletiva de materiais entre as células e o meio externo. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o movimento de moléculas entre as células, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). I. ( ) A membrana plasmática ou celular é formada por uma camada dupla de lipídios que isola à célula do meio externo, por isso, somente partículas muito pequenas podem penetrá-la. II. ( ) A parede celular está presente nas células vegetais e animais, a celulose, material que compõe essa estrutura, e é formada por fibras flexíveis e de fácil absorção para qualquer espécie de mamífero. III. ( ) A membrana plasmática tem a função de isolar a célula do meio externo, controlar
Soluções para a tarefa
Sobre a membrana plasmática, podemos afirmar que as asserções são em ordem V, F, V, V e F. pois essa membrana que faz parte da composição tanto das células animais quanto das vegetais, é composta por uma camada dupla lipídica que faz o isolamento do meio interno e do meio externo, além de realizar o controle da absorção e da liberação de substâncias podendo ocorrer ou não o gasto de energia.
Entendendo a membrana plasmática
Podemos compreendê-la como a estrutura semipermeável que age realizando a separação do meio interno do externo e pelo transporte e seleção de substâncias. Ela também age permeabilizando a osmose, protegendo as estruturas da celula, definindo todo o conteúdo celular, auxiliando na resposta imunológica, além de realizar um transporte ativo das substâncias presentes na célula.
A sua pergunta está incompleta, provavelmente as opções são:
- I) ( ) A membrana plasmática ou celular é formada por uma camada dupla de lipídios que isola à célula do meio externo, por isso, somente partículas muito pequenas podem penetrá-la.
- II) ( ) A parede celular está presente nas células vegetais e animais, a celulose, material que compõe essa estrutura, e é formada por fibras flexíveis e de fácil absorção para qualquer espécie de mamífero.
- III) ( ) A membrana plasmática tem a função de isolar a célula do meio externo, controlar a absorção e liberação de substâncias e estar presente em células procariontes e eucariontes.
- IV) ( ) Quando há gasto de energia no movimento de partículas e substâncias dentro da célula e entre elas, ocorre o transporte ativo, e quando não acontece gasto de energia, o transporte é passivo.
- V) ( ) Embora os mamíferos ruminantes – bois, cabras, camelos e outros – apresentem bactérias que vivem em simbiose no estômago, eles conseguem fazer a digestão da celulose sem a ajuda delas.
Aprenda mais sobre membrana plasmática em brainly.com.br/tarefa/762422
#SPJ4