Leia o trecho a seguir:
“Saber gerir talento humano está se tornando indispensável para o sucesso das organizações. ter pessoas não significa necessariamente ter talentos. E qual é a diferença entre pessoas e talentos? Um talento é sempre um tipo especial de pessoa: aquela que possui competências. E nem sempre toda pessoa é um talento. Para ser talento a pessoa precisa possuir algum diferencial competitivo que a valorize”.
CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4. ed. Barueri: Manole, 2014, p. 46
A gestão de pessoas auxilia a organização a melhorar a eficiência e eficácia dos colaboradores, principalmente na era da informação. Considerando o excerto apresentado e os conteúdos estudados, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
Um dos papéis da gestão das pessoas na era da informação é agregar pessoas talentosas, desenvolver os colaboradores, orientar e modelar seu trabalho.
Pois:
O capital intelectual tem a propriedade de ser visível e tangível, podendo ser quantificado e dividido entre os diversos colaboradores de maneira igualitária.
A seguir, assinale a alternativa correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa
Soluções para a tarefa
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I justifica a importância da função da gestão de RH em captar pessoas talentosas e promover o equilíbrio das relações interpessoais, considerando-se que cada um apresenta conhecimentos prévios distintos.
Já a asserção II aponta para a importância do capital intelectual como forma de garantir vantagem competitiva as empresas.
Resposta:
Resposta Correta:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Explicação: A asserção I é verdadeira porque o papel de gerir pessoas na era da informação envolve toda a organização para um trabalho sistêmico que passe por todas as áreas procurando encontrar e desenvolver talentos, agregar bons colaboradores, melhorar a eficiência dos já existentes (desenvolvimento) e orientar e modelar a forma de trabalho interno. A asserção II é falsa, visto que o capital intelectual é invisível e intangível na medida em que é o conhecimento de cada colaborador no ambiente organizacional, portanto, não pode ser dividido entre os colaboradores de maneira igualitária.