Saúde, perguntado por luabritho, 4 meses atrás

Leia o trecho a seguir, referente ao Juramento de Hipócrates:
“[...]. Aplicarei os regimes para o bem do doente segundo o meu poder e entendimento [...]. A ninguém darei por comprazer, nem remédio mortal nem um conselho que induza a perda, e [...] não darei a nenhuma mulher uma substância abortiva. [...]. Àquilo que no exercício ou fora do exercício da profissão e no convívio da sociedade, eu tiver visto ou ouvido, que não seja preciso divulgar, eu conservarei inteiramente secreto [...]”.


Considerando o excerto apresentado, sobre o Juramento de Hipócrates, analise as afirmativas a seguir:

I. O Juramento de Hipócrates é um exemplo clássico da conduta com que um profissional da saúde deve agir, no qual juram sempre fazer o bem ao seu paciente conforme sua capacidade de julgamento.
II. Os profissionais da área da saúde precisam se atentar às questões bioéticas relacionadas à sua conduta profissional, sendo esta uma situação crescente nas mídias do país.
III. Nesse caso, a bioética equivale ao comportamento legal baseado na legislação, no qual deve ser seguido e priorizado a decisão do profissional da área da saúde e não a do paciente.
IV. Conforme o Juramento de Hipócrates, todos os seres vivos devem ser tratados com respeito, e o não cumprimento das regras pode gerar punições ao profissional da saúde.

Está correto o que se afirma em:

a.
II e III, apenas.

b.
I, II e III,, apenas.

c.
III e IV, apenas.

d.
I e II, apenas.

e.
I, II, III e IV.

Soluções para a tarefa

Respondido por diego13mendes
3

Resposta:

I e II, apenas.

Explicação:

A alternativa está correta, pois o "Juramento de Hipócrates" é reiterado de forma sistemática em que os médicos formados juram fazer sempre o bem para o seu paciente de acordo com sua mestria de julgamento. Dessa forma, é dever moral do médico, como dos demais profissionais da saúde, fazer o que se considera ser benéfico. As questões relacionadas à bioética profissional geram uma grande busca por ferramentas que respaldem os profissionais da saúde frente a conflitos, assim como a possibilidade potencial de defesa em ações judiciais movida por pacientes que os tenham como réus, essa situação cresce e ganha as mídias do país.

Perguntas interessantes