Leia o trecho a seguir. "Projeto “Arte que Liberta” exibe obras de arte no CPP de Jardinópolis. É uma parceria entre Centro de Progressão Penitenciária e Museu e levou arte, cultura e acessibilidade para dentro da unidade. A iniciativa partiu de educadores do Programa de Educação para o Trabalho “De Olho no Futuro” da Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel (Funap), que por meio de programas educacionais, visa o desenvolvimento das habilidades e competências dos reeducandos para a inserção no mundo do trabalho e participação social. A partir daí diretorias do CPP e Museu fizeram o cronograma das atividades que incluem palestras, oficinas de pintura e divulgação dos trabalhos criados pelos presos. O Projeto “Arte que Liberta” é parceria da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) por meio da Funap e Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria da Cultura do Estado, e tem como objetivo difundir a cultura e a arte regional no sistema prisional" (Fonte: Disponível em: . Acesso em: 27 fev. 2018).
Sobre a arte nos sistemas prisionais, analise as afirmativas a seguir.
I. O papel do pedagogo converge com a necessidade de discussão dos processos de ensino e aprendizagem, também nesses ambientes. Assim como nas ONGs, nos espaços de sistema prisional, a arte tem caráter transformador, por envolver a sensibilidade, a expressão e a criatividade.
II. O pedagogo como profissional de educação não formal, deve trabalhar com as linguagens da arte com os privados de liberdade, considerando a necessidade psicológica dos alunos. Assim, é necessário compreender que a arte além de trabalhar com o sensível, poderá oportunizar reflexões terapêuticas de transformação social.
III. Os projetos de Arte no sistema prisional vêm ganhando espaço. Estamos em um momento histórico em que a educação e arte, como “direito de todos”, nunca foi tão discutida. Vários projetos que envolvem a alfabetização, escolarização, o trabalho com competências socioemocionais e os trabalhos com a arte estão em desenvolvimento ou em fase de implementação junto aos privados de liberdade.
IV. Indiferente dos espaços em que o pedagogo ou o professor de arte vai atuar, é importante que a essência do ensino da arte seja preservada. Evitando que este trabalho, que envolve um área de conhecimento específica, não assuma caráter terapêutico. Assim, as proposições devem contribuir para ampliar o repertório cultural dos envolvidos, e proporcionar maior contato com a arte e com as experiências estéticas, por meio da fruição e da criação.
Agora, assinale a alternativa correta. Escolha uma:
a. Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
b. Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.
c. Somente as afirmativas I e II estão corretas.
d. Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
e. Somente as afirmativas II e III estão corretas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Alguém sabe a resposta
Respondido por
17
b. Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.
LITUS:
CORRETO
Perguntas interessantes
História,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Filosofia,
1 ano atrás
Sociologia,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás