Leia o trecho a seguir:
"Passados mais de 50 anos desde a publicação do texto inaugural de Raúl Prebisch na CEPAL (Comissão Econômica para a América Latina), ganha-se cada vez mais o benefício do tempo para avaliar o significado e o impacto das teses elaboradas pelo grupo de economistas e outros cientistas sociais reunidos a partir do final da década de 40 em Santiago do Chile no então recém-criado órgão da ONU. Um dos consensos emergentes após todos esses anos é o de que, mais que um “manifesto” pelo desenvolvimento latino-americano, os autores cepalinos desenvolveram uma estrutura conceitual própria, que deu suporte e legitimidade às propostas de política econômica oriundas da CEPAL. Esse conjunto de proposições teóricas e de políticas econômicas deu substância ao que passou a ser chamado de desenvolvimentismo cepalino, referindo-se o termo às teses dos autores da CEPAL que propunham que a industrialização apoiada pela ação do Estado seria a forma básica de superação do subdesenvolvimento latino-americano."
Fonte: COLISTETE, Renato Perim. O desenvolvimentismo cepalino: problemas teóricos e influências no Brasil. ESTUDOS AVANÇADOS 15 (41), página da citação 21. 2001. Disponível em: .
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo sobre as três fases do desenvolvimento da CEPAL (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe). Depois, assinale a alternativa que indique apenas as corretas:
I – Na primeira fase da CEPAL se entendia que o papel reduzido do Estado constituía-se na melhor estratégia para que a América Latina pudesse superar o subdesenvolvimento.
II – Ainda, a primeira fase foi marcada pelo pensamento do economista Raúl Prebisch, que defendia a industrialização por meio do modelo de substituição de importações e através do desenvolvimento de indústrias nacionais para a América Latina.
III – Na segunda fase, os teóricos cepalinos apontavam para a questão da dependência latino-americana dos países centrais. Dessa forma, para eles o desenvolvimento da América Latina aconteceria por meio do aprofundamento dessas relações de dependência e do fomento da especialização produtiva.
IV – Na terceira fase foi representada pelas tentativas de reformular as proposições originais da CEPAL e Prebisch. Uma das críticas feitas, foi que, ao enfatizarem os obstáculos internacionais e estruturais do desenvolvimento, Prebisch e a CEPAL, desconheciam os obstáculos internos que cada país enfrentava e que dificultavam o progresso econômico.
A Apenas as assertivas I, II e III estão corretas
B
Apenas a assertiva II e IV está correta
C
Apenas as assertivas I e III estão corretas
D
Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas
E
Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
o cara é a E ok boa sorte tchau
Perguntas interessantes
Geografia,
7 meses atrás
Português,
7 meses atrás
Geografia,
7 meses atrás
Sociologia,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás