Leia o trecho a seguir:
“Os adrenoceptores são típicos receptores acoplados à proteína G. A proteína receptora tem um N-terminal extracelular, atravessa a membrana sete vezes (domínios transmembrana), formando três alças extracelulares e três intracelulares, e tem um C-terminal intracelular. Elas são acopladas a proteínas G que regulam várias proteínas efetoras. Cada proteína G é um heterotrímero composto de subunidades α, β e γ.”
Fonte: KATZUNG, B. G; TREVOR, A. J. Farmacologia Básica e Clínica. 13. ed. Porto Alegre: AMGH, 2017.
Considerando o conteúdo estudado sobre os fármacos adrenérgicos e antiadrenérgicos, analise as afirmativas a seguir.
I. As principais aplicações clínicas dos fármacos que atuam sobre receptores adrenérgicos são o tratamento da hipertensão, asma e do infarto do miocárdio.
II. Os antagonistas dos receptores α-adrenérgicos causam vasoconstrição, aumento da pressão arterial e diminuição da resistência periférica.
III. Os antagonistas dos receptores β-adrenérgicos agem aumentando a contratilidade do miocárdio e alguns apresentam efeito anestésico geral.
IV. Os adrenoceptores do tipo β, possuem 3 subtipos, sendo o salbutamol um exemplo de agonista do receptor β2.
Está correto apenas o que se afirma em:
I e III.
I e II.
I e IV.
II e IV.
II e III.
Soluções para a tarefa
Resposta:
I e IV - QUESTIONÁRIO DE FARMACOLOGIA!
Explicação:
As proposições corretas acerca dos adrenoceptores são as proposições I e IV, essas que indicam respectivamente que as principais aplicações clínicas dos fármacos que atuam sobre receptores adrenérgicos são o tratamento da hipertensão, asma e do infarto do miocárdio, já a quarta proposição indica que os adrenoceptores do tipo β, possuem 3 subtipos, sendo o salbutamol um exemplo de agonista do receptor β2.
Receptores Adrenérgicos
Dentro de um quadro apreensivo e ponderado, algumas classes de adrenorreceptores podem ser separadas farmacologicamente. Duas famílias de receptores, designadas Alpha (α) e Beta (β), foram inicialmente reconhecidas com base na premissa de reação a determinados medicamentos bloqueadores, e a clonagem de qualidade revelou as personalidades atómicas de vários subtipos com uma vasta série de respostas.
Os receptores adrenérgicos ou adrenorreceptores têm um lugar para o curso de receptores ligados à proteína G que são alvos de catecolaminas. Os receptores adrenérgicos são decretados pelos seus ligandos endógenos, as catecolaminas: adrenalina (epinefrina) e norepinefrina (norepinefrina).
Leia mais sobre Receptores Adrenérgicos aqui: https://brainly.com.br/tarefa/25818859
#SPJ2