Leia o trecho a seguir:"O comando de decisão faz parte de um bloco de instruções maior, que é o bloco principal do programa. Os blocos podem conter qualquer tipo de instrução, inclusive comandos do programa".CESAR, R.; MEDINA, M.; FERTIG, C. Algoritmos e Programação: teoria e prática. 2 ed. São Paulo: Novatec Editora, 2006. p. 48.Analise o código a seguir:inicion1, n2, n3: inteiro;escreva ("Entre como primeiro valor: ");leia (n1);escreva ("Entre como segundo valor: ");leia (n2);escreva ("Entre como terceiro valor: ");leia (n3);se (n1 = n2) e (n2 = n3)entãoescreva ("Os três valores são iguais");senãose (n1 <> n2) e (n1 <> n3) e (n2 <> n3)entãoEscreva ("Não há valores iguais");senãoEscreva ("Há dois valores iguais e um diferente");fimse;fimse;fimalgoritmo;Fonte: Elaborada pelo autor.Considerando a citação apresentada, o código analisado e os conteúdos abordados no texto-base, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.I. O algoritmo apresenta uma estrutura condicional homogênea, utilizando a estrutura se-senão-se, realizando comparações numéricas.Porque:II. Esse tipo de construção é muito útil quando sabemos que em um conjunto de condições apenas uma delas será verdadeira.A seguir, assinale a alternativa correta:
Soluções para a tarefa
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Algoritmo é uma sequência finita de instruções definidas e sem ambiguidade, onde cada uma deve ser executada mecanicamente ou eletronicamente considerando um intervalo finito de tempo. São muito utilizados na programação.
O algoritmo é considerado a receita para a resolução de uma tarefa computacional, pois compreende o passo a passo dos procedimentos a serem realizados. Os comentários nos algoritmos são utilizados para facilitar o entendimento do algoritmo em questão.
Bons estudos!
Resposta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Explicação:
A asserção I é uma proposição verdadeira, pois analisando o algoritmo percebemos a presença da estrutura condicional encadeada e de forma homogênea, seguindo uma lógica de análise. Percebemos também que o software tem o intuito de verificar se três números são iguais ou não. A asserção II é uma proposição verdadeira, pois a construção de forma encadeada e homogênea é muito útil, pois os comandos só serão executados se uma condição for verdadeira, sendo realizadas as análises uma abaixo da outra.
CESAR, R.; MEDINA, M.; FERTIG, C. Algoritmos e Programação : teoria e prática. 2 ed. São Paulo: Novatec Editora, 2006. p. 48.