Leia o trecho a seguir.
“No fim do século XVIII, o método científico foi estendido também ao estudo do ser humano, da sociedade e da cultura. O filosofo francês Claude Saint-Simon (1760-1825) expressou seu pensamento de que as revoluções científicas acompanham de perto as revoluções políticas. Analisando os acontecimentos políticos e sociais de sua época, Saint-Simon apontou o surgimento de uma grande revolução científica, que se estendeu de modo diverso pelas áreas de conhecimento em afirmação na era moderna, supostamente capazes de estabelecer leis e previsões dos fenômenos.”
Fonte: DE ARAÚJO, S. M., BRIDI, M.A., MOTIM, B. L. Sociologia. São Paulo: Scipione, 2016, p. 14.
Segundo as autoras, as transformações no âmbito científico influenciam as mudanças metodológicas nas ciências humanas e sociais, impulsionadas pelas demandas da própria sociedade e, nesse contexto, da Revolução Industrial no século XVIII.
Nesse contexto das mudanças científicas, assinale a alternativa que corresponde ao surgimento de uma nova ciência no século XVIII.
Surgiu a Filosofia Positivista de August Conte, que tem como finalidade a análise das teorias e aplicações da política, reconhecendo as relações de poder e a atuação do Estado.
Objetivando compreender as questões inerentes ao ser humano moderno, o conhecimento filosófico emerge na Inglaterra nesse período, analisando as relações humanas após a Revolução Industrial.
Com o intuito de analisar os correntes fenômenos sociais, surgem as Ciências Sociais, compreendendo três principais áreas: a Sociologia, as Ciências Políticas e a Antropologia.
Concebemos nesse contexto o nascimento da Arqueologia através da descoberta de fósseis humanos na região da França, o que possibilitou a reconstrução do cotidiano dos homens pré-históricos.
Popularizou-se o Evolucionismo, elaborado pelo naturalista Lamarc, por meio da análise e das semelhanças físicas e biológicas entre os seres humanos e todas as demais espécies.
Pergunta 4
1 ponto
Leia o trecho a seguir.
“A busca por leis sociais invariáveis e independentes da ação humana era própria do pensamento positivista. Para Comte, a mudança social aconteceria pelo principio da ordem, ou seja, para haver progresso (entendido como mudança para melhor, nos termos do pensamento predominante à época), seria necessário preservar certa harmonia e ordenação social. Procurando sistematizar um conhecimento sobre como os seres humanos se organizam na sociedade, os autores do século XIX partiram das mudanças para entender a realidade social”.
Fonte: DE ARAÚJO, S. M., BRIDI, M.A., MOTIM, B. L. Sociologia. São Paulo: Scipione, 2016, p. 17.
Sobre o método aplicado na pesquisa positivista, é correto afirmar que:
a)Essa metodologia de pesquisa busca conhecer a realidade histórica para fundamentar que a realidade material se origina de eventos específicos
b)O positivismo adota como método a dialética, aplicado para perceber as mudanças quantitativas dos fenômenos que podem ocorrer em diferentes ritmos
c) Comte emprega a verificação de dados, das informações, criando hipóteses e submetendo-as a testes para consolidar o conhecimento objetivo acerca da realidade social.
D)É uma concepção que sugere a análise do fato social, considerando-o como a causa primeira de todas as transformações a que a sociedade está sujeita.
E)O positivismo orienta-se a partir da observação e descrição dos fenômenos em sua totalidade e multiplicidade, que se transforma incessantemente.
Soluções para a tarefa
Resposta:
“No fim do século XVIII, Com o intuito de analisar os correntes fenômenos sociais, surgem as Ciências Sociais, compreendendo três principais áreas: a Sociologia, as Ciências Políticas e a Antropologia. letra (C)
Explicação:
Com o intuito de analisar os correntes fenômenos sociais, surgem as Ciências Sociais, compreendendo três principais áreas: a Sociologia, as Ciências Políticas e a Antropologia.
A alternativa que corresponde ao surgimento de uma nova ciência no século XVIII é a letra C) Com o intuito de analisar os correntes fenômenos sociais, surgem as Ciências Sociais, compreendendo três principais áreas: a Sociologia, as Ciências Políticas e a Antropologia.
As Ciências Sociais emergiram no continente europeu no século XIX, tendo se desenvolvido apenas no século XX. Elas são definidas como o agrupamento de disciplinas que objetivam estudar a humanidade por meio de suas relações com a sociedade e cultura. Ou seja, estes são os chamados fenômenos sociais.
Três principais áreas fazem parte dessa ciência, que são: Sociologia, as Ciências Políticas e a Antropologia. A primeira estuda a sociedade, a segunda estuda a política, e a terceira estuda a humanidade.
Veja questão relacionada em:
https://brainly.com.br/tarefa/24839004