Leia o trecho a seguir:
"No entanto, a independência real da ilha não ocorreu conforme planejado. Ao exercerem pelo voto o direito de eleger seus representantes, ao invés de escolherem candidatos apoiados pelos norte-americanos os cubanos penderam para candidatos mais “radicais”. Essa, entre outras circunstâncias, motivou políticos nos EUA a re-interpretarem, em 1901, seu papel em Cuba, o que levou à aprovação da Emenda Platt".
Fonte: FARIAS, Deborah Barros Leal. Contextualizando a invasão à Baia dos Porcos. Rev. Bras. Polít. Int. 51 (1): 105-122 [2008]. página da citação: 107. Disponível em: .
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, assinale a alternativa que descreva corretamente o que foi a Emenda Platt:
A
A Emenda Platt permitia que os navios cubanos tivessem acesso total aos portos norte-americanos.
B
A Emenda Platt restringia os direitos a liberdade de associação entre Cubas e os demais países latinos-americanos.
C
A Emenda Platt constituiu-se em um importante acordo entre Estados Unidos e Inglaterra para evitar a desintegração territorial cubana.
D
A Emenda Platt iniciou a ruptura do modo de produção colonial em Cuba por meio da intervenção norte-americana.
E
Em decorrência dos interesses norte-americanos, a Emenda Platt restringia a Cuba e a Porto Rico o seu direito à soberania plana.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta: Resposta extremamente correta é a letra E - Em decorrência dos interesses norte-americanos, a Emenda Platt restringia a Cuba e a Porto Rico o seu direito à soberania plana.
Explicação:
“A Emenda Platt não permitia que Cuba e Porto Rico gozassem de plena soberania. Essa situação manteve essas duas nações sob os interesses e influências estadunidenses.”
Fonte: MERCHER, L.; FERREIRA. A. P. História Política comparada na América Latina. Curitiba: Intersaberes, 2015, p. 94, CAPÍTULO 3.
Perguntas interessantes