Leia o trecho a seguir:
“No campo da saúde coletiva é possível compreender aproximações entre os conceitos de promoção de saúde e prevenção de doenças, como também abordagens nas quais esses conceitos se diferenciam, por apresentarem perspectivas epistemológicas divergentes. Neste cenário, a prevenção de doenças e a promoção da saúde ora são entendidas de forma análoga, ora antagônicas e, em outros momentos, como complementares”.
Fonte: BORGES, C. D. Et al. Prevenção e promoção da saúde: revisão integrativa de pesquisas sobre drogas. Psicol. pesq. Juiz de Fora, v. 12, n. 2, p. 5-13, 2018.
A partir dessas informações e do conteúdo estudado a respeito das diferentes categorias de prevenção, pode-se afirmar que ações de educação e promoção em saúde são consideradas níveis de prevenção:
Quaternária.
A) Secundária.
B) Primária.
C) Mista.
D) Terciária
Soluções para a tarefa
Resposta:
PRIMÁRIA
Explicação:
São exemplos de prevenção primária:
Vacinação;
Tratamento da água para consumo;
Medidas de desinfecção e desinfestação;
Ações de educação e promoção em saúde.
As ações de educação e promoção em saúde podem ser consideradas níveis de prevenção primária (Letra B).
Prevenção e promoção em saúde
Entende-se por ações de educação e promoção em saúde aquelas que visam informar a população acerca das atitudes a serem tomadas para que se previna a ocorrência de certas doenças. Como exemplo, uma boa dieta e a prática regular de exercícios físicos são capazes de prevenir contra hipertensão, diabetes, AVC, infarto, entre outras.
Nesse sentido, essas ações são classificadas como níveis de prevenção primária porque visam impedir que elas ocorram, e não impedir seu agravamento ou propiciar tratamentos.
Outra questão sobre prevenção e promoção em saúde:
https://brainly.com.br/tarefa/15026893