História, perguntado por mayconff384, 4 meses atrás

Leia o trecho a seguir:


Nas civilizações orientais não havia propriamente uma reflexão predominantemente pedagógica. As orientações sobre como educar permeiam os livros sagrados, que oferecem regras ideais de conduta, segundo as prescrições religiosas e morais, a fim de perpetuar os costumes e evitar a transgressão das normas. Daí o caráter religioso dos compromissos impostos e não discutidos.
A princípio o conhecimento da escrita era bastante restrito, devido ao seu caráter sagrado e esotérico. Com o tempo, aumentou o número dos que procuravam instrução, embora apenas os filhos dos privilegiados conseguissem atingir os graus superiores.
Até as pesquisas atuais, as civilizações consideradas mais antigas são as do Egito e da Mesopotâmia.


ARANHA, Maria Lucia de Arruda. História da educação e da Pedagogia: Geral e do Brasil. 2 ed. São Paulo: Moderna, 1996, p. 51-52



Analisando os conteúdos ensinados nas primeiras sociedades humanas, podemos destacar que:

Grupo de escolhas da pergunta

As primeiras sociedades humanas foram fortemente marcadas por inquietações diante dos mistérios da natureza, o que proporcionou o desenvolvimento de currículos escolares com intensa presença da Filosofia.

Predominavam os assuntos ligados à conduta dos indivíduos, com forte influência da religião, o que atingia também o acesso à escrita, considerada sagrada, portanto, privilégio de poucos.

Os povos que formaram as primeiras sociedades tinham grande necessidade de arrecadar impostos para a manutenção da vida coletiva e, por causa dessa necessidade, ensinavam para todos conhecimentos de contabilidade.

Como a base da economia das primeiras sociedades humanas eram as atividades agropecuárias, havia grande incentivo para o oferecimento de conteúdos da área da engenharia agrônoma.

A grande preocupação dos dirigentes das primeiras sociedades era, sem dúvida, o desenvolvimento econômico, o que causou fortes investimentos na área de formação profissional.

Soluções para a tarefa

Respondido por brendaisis
1

Acerca da escrita e das sociedades antigas, pode-se assinalar como correto o apresentado na letra b. Nota-se, por meio do estudo da antiguidade, que as sociedades baseavam suas administrações na religião, portanto, esse fator era primordial para a condução das vidas públicas e privadas do povo.

A religião e o conhecimento

Para as sociedades antigas, a educação, atrelada à escrita, era privilégio daqueles que tinham valores econômicos expressivos. Logo, o ensino era privilégio de poucos. Além disso, a Igreja, comandada pelo clero, era a responsável por ditar as condutas consideradas morais ou não para o povo desse período.  

Saiba mais sobre a escrita na antiguidade em: https://brainly.com.br/tarefa/4735942

Anexos:
Perguntas interessantes