Leia o trecho a seguir: "Liderados pelos criollos (elite regional de descendência espanhola), estes movimentos emancipatórios estabeleceram limites políticos, econômicos e culturais aos países que surgiram em decorrência do esfalecimento da América Espanhola."
Em termos sociais, ou melhor, no aspecto dos povos e grupos que formaram os novíssimos países surgidos com o colapso dos domínios espanhóis na América, que "limites" seriam esses?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Quando Napoleão Bonaparte resolveu atacar a Espanha em 1808, a maioria do povo da distante América espanhola não sabia que esse ato iria interferir diretamente em seu destino. E não se trata de defender a teoria popular do chamado efeito borboleta, segundo a qual o bater de asas de uma borboleta aqui pode causar um tufão do outro lado do mundo.
Mas a verdade é que alguns acontecimentos do final do século 18 que repercutiam na Europa influenciaram diretamente as lutas pela independência das colônias espanholas da América, em que pese o tempo que as informações gastavam para se deslocar de um continente a outro.
Entre esses acontecimentos, devem ser lembrados especialmente a Revolução Industrial na Inglaterra, a Independência das 13 Colônias Inglesas, a Revolução Francesa, as Guerras Napoleônicas e, na América Central, a Independência do Haiti: todos eles, a seu modo, movimentos deflagradores de uma nova consciência social.