Filosofia, perguntado por karlinhagentiu3, 4 meses atrás

Leia o trecho a seguir:“[Há] três fontes de que o nosso sofrimento provém: o poder superior da natureza, a fragilidade de nossos próprios corpos e a inadequação das regras que procuram ajustar relacionamentos mútuos dos seres humanos na família, no Estado e na sociedade. Quanto às duas primeiras fontes, nosso julgamento não pode hesitar muito. Ele nos força a reconhecer essas fontes de sofrimento e a nos submeter ao inevitável [...] Esse reconhecimento não possui um efeito paralisador. Pelo contrário, aponta a direção para a nossa atividade. Se não podemos afastar todo o sofrimento, podemos afastar um pouco dele e mitigar outro tanto [...] Quanto à terceira fonte, a fonte social de sofrimento, nossa atitude é diferente.Não a admitimos de modo algum; não podemos perceber por que os regulamentos estabelecidos por nós mesmos não representam, ao contrário, proteção e benefício para cada um de nós.” A partir do trecho citado e do conteúdo desta semana redija um texto, justificando a ideia, defendida por Freud, de que a cultura não torna os seres humanos felizes.

Soluções para a tarefa

Respondido por rodriguesrayanne680
9

Resposta:

Explicação:

A cultura, para Freud, não torna os seres humanos felizes, já que os regulamentos, valores morais e todo o comportamento predominante na sociedade não nos traz beneficio algum, e por isso não nos faz bem.

A vida em sociedade, consequentemente inserido em uma cultura, faz com que segamos caminhos antes já percorridos por outros seres humanos, não nos prende, não nos da liberdade, mas nos obriga a seguir por um caminho que não foi decidido por nos mesmos.

Respondido por heloisagoncalves745
10

Segundo Freud, a cultura não torna os seres humanos felizes, apenas seria um pretexto para unir uma comunidade, pois o ser humano em sua essência não conseguiria viver sozinho e teria de interagir com outras pessoas, porém, o próprio meio seria tóxico a esse objetivo o deixando inclusive mais infeliz.

Para Freud, a felicidade seria muito mais complexa do que um simples sentimento de alegria, pois designaria a luta entre o prazer e o desprazer, pois para se conhecer a felicidade é necessário vivenciar a tristeza.

Portanto, não seria um estado contínuo, mas uma conquista complexa e diária.

Aprenda mais: https://brainly.com.br/tarefa/19627987

Bons estudos!

Anexos:
Perguntas interessantes