Português, perguntado por andreiarodrigues0567, 10 meses atrás

Leia o trecho a seguir: “Falar implica a seleção de certas entidades linguísticas e sua combinação em unidades linguísticas de mais alto grau de complexidade. Isso se evidencia imediatamente ao nível lexical: quem fala seleciona palavras e as combina em frases, de acordo com o sistema sintático da língua que utiliza; as frases, por sua vez, são combinadas em enunciados. Mas o que fala não é de modo algum um agente completamente livre na sua escolha de palavras: a seleção (exceto nos raros casos de efetivo neologismo) deve ser feita a partir do repertório lexical que ele próprio e o destinatário da mensagem possuem em comum. O engenheiro de comunicações se aproxima de modo mais adequado da essência do ato da fala quando sustenta que, na troca ótima de informação, o que fala e o que ouve têm à sua disposição mais ou menos o mesmo fichário de representações pré-fabricadas”. JAKOBSON, Roman. Linguística e Comunicação. 10. ed. São Paulo: Editora Cultrix, 1973, p. 37. De acordo com o autor, a comunicação realizada pela oralidade não é livre de complexidades. Diante dessa afirmação, e com base nos conhecimentos adquiridos sobre o eficiente ato comunicativo, é correto afirmar que:

Soluções para a tarefa

Respondido por kacauchan
29

Olá!!



Segue o restante da questão:



a. A comunicação oral independe da seleção vocabular para se efetivar com eficácia.


b. A seleção vocabular não interfere no ato comunicativo de seus participantes.


c. As variações da língua não interferem no ato comunicativo.


d. O eficiente ato comunicativo se dá por meio do uso de um código comum pelos participantes de uma conversação.


e. Os participantes em um ato comunicativo devem considerar o uso efetivo de certos neologismos para conseguirem se comunicar com eficácia.



---------------------------------------------------------------------------------------------------------------



A resposta correta é a de letra d. O eficiente ato comunicativo se dá por meio do uso de um código comum pelos participantes de uma conversação.


Bom, é fato de que para uma comunicação ocorra de forma tranquila, os indivíduos envolvidos precisam falar o mesmo código para que a mensagem seja interpretada. Por exemplo, não adianta você falar em português com uma pessoa que só fala em inglês, pois assim a mensagem nunca será compreendida.

Por fim a comunicação oral vai necessitar do quão bom é vocabulário do individuo. A seleção vocabular também é um fator imprescindível para uma boa comunicação. E por fim as variações linguísticas acabam por interferir sim numa conversa, pois muita vezes não conhecemos determinada palavra que é comum no vocabulário de uma outra pessoa que mora numa região diferente da sua.



Espero ter ajudado! Bons Estudos!

Respondido por li14
18

resposta certa

O eficiente ato comunicativo se dá por meio do uso de um código comum pelos participantes de uma conversação.


Perguntas interessantes