ENEM, perguntado por biancaandlarry17, 11 meses atrás

Leia o trecho a seguir. Este fluxo de prata é despejado em um país protecionista, barricado de alfândegas. Nada sai ou entra em Espanha sem o consentimento de um governo desconfiado, tenaz em vigiar as entradas e as saídas de metais preciosos. Em princípio, a enorme fortuna americana vem, portanto, terminar num vaso fechado. Mas o fecho não é perfeito [...] Ou dir-se-ia tão comumente que os Reinos de Espanha são as "Índias dos outros Reinos Estrangeiros". Fernand Braudel. O Mediterrâneo e o mundo mediterrânico à época de Felipe II. São Paulo: Martins Fontes, 1983. A Espanha notabilizou-se por uma forte política metalista; a en- trada de metais preciosos vindos da América era tida como a fonte de riquezas fundamental do reino. No entanto, a frase final do trecho demonstra que: a) o contrabando foi sempre uma prática constante nas colô- nias, permitindo que o ouro e a prata escoassem para os de- mais países europeus. b) a corrupção dos funcionários da Monarquia permitiu o sis- temático desvio dos metais que vinham das colônias para nações como a Inglaterra e a França. c) os holandeses tinham ampla participação na atividade mine- radora na América espanhola, o que lhes possibilitou a ob- tenção da maior parte dos lucros gerados pela atividade. d) a ausência de uma estrutura produtiva interna tornou a Espa- nha uma importadora de gêneros de outras nações, gerando o escoamento de grande parte da riqueza mineral para ou- tros países da Europa. e) a ineficiência da Marinha espanhola e a fragilidade da admi- nistração sobre as colônias impossibilitaram à Espanha o con- trole sobre a saída de metais de suas colônias.

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusrm19
2

d) a ausência de uma estrutura produtiva interna tornou a Espanha uma importadora de gêneros de outras nações, gerando o escoamento de grande parte da riqueza mineral para outros países da Europa.

A última frase destacada no texto remonta a ideia de que a Espanha sempre foi um país aquém dos demais países europeus, de forma que mesmo com a exploração de minérios, uma grande parte deveria servir para a exportação a países mais ricos credores.

Por conta disso, a civilização espanhola nunca era capaz de se desenvolver e acompanhar o ritmo industrial dos demais países.

Perguntas interessantes